São Carlos-SP reabre comércios e serviços não essenciais a partir de hoje!

Nesta quinta-feira (28), o comércio de São Carlos (SP) voltará a funcionar de forma parcial em um sistema de rodízio. Isso, pois o plano de reabertura do Estado, publicado ontem, reduz as medidas de isolamento na cidade. 

São Carlos reabre comércios e serviços não essenciais a partir de hoje!
São Carlos reabre comércios e serviços não essenciais a partir de hoje! (Foto:Google)

Na terça-feira (26), o município de São Carlos registrou 11 novos casos de Covid-19, o número se soma a mais 107 casos da doenças que foram registrados. Até agora, o município teve quatro mortes por coronavírus.

Essa retomada das atividades será feita de forma gradual e de forma parcial. Sendo assim, alguns comércios vão funcionar em dias pares e outro em dia ímpares, além disso, deverá ser seguida algumas regras determinadas pela prefeitura. Elas são:

  • Lojas poderão operar com o limite máximo de 50% do total de seus funcionários.
  • O horário de funcionamento será 10h às 16h, com exceção de sábados, domingos e feriados.
  • Deve ter um número adequado de funcionários por turno de expediente, para evitar aglomerações e preservar um distanciamento entre as pessoas de ao menos 2 metros.
  • Disponibilizar higienização para funcionários e consumidores com álcool gel 70% em pontos estratégicos do estabelecimento; funcionários e consumidores devem utilizar máscaras, manter todas as áreas ventiladas
  • O acesso e o número de pessoas no estabelecimento devem ser controlados com sinalização interna e externa e poderão permanecer uma pessoa a cada 4 m² do estabelecimento, considerando o número de funcionários e clientes.
  • Somente devem ser permitidas 2 pessoas por guichê/caixa em funcionamento e a fila deve ter distanciamento de 2 metros entre as pessoas.
  • O uso do provador de roupas é proibido e o atendimento deverá ser, preferencialmente, com horário agendado.
  • Estabelecimentos que possuem mais de uma porta, deverão, obrigatoriamente, deixar apenas uma delas aberta e colocar fita zebrada ou caixas para que haja o controle de entrada e saída do local.
  • Nas empresas, os refeitórios e locais de descanso não poderão ter a utilização coletiva para evitar aglomerações, sendo necessário implementação de rodízio, e os funcionários deverão ir ao local de trabalho devidamente uniformizados.
  • As empresas também deverão adotar o monitoramento diário de sinais e sintomas dos colaboradores e/ou empregados.

Além disso, o comércio ambulante só poderá funcionar no horário definido das 10 horas às 16 horas.

Os salões de cabeleireiros de São Carlos podem abrir, mas devem realizar atendimento individual e com hora marcada e é permitido apenas o corte de cabelos e barbas. 

As feiras podem funcionar no sistemas de drive thru, sem poder realizar o atendimento ao público no local.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.