Quanto posso receber na restituição do IRPF 2020?

Sexta-feira de pagamentos pela Receita Federal. A partir de hoje (29), os contribuintes que têm direito a restituição do IRPF 2020 (Imposto de Renda Pessoa Física) começarão a receber seus valores. A quantia varia de acordo com a situação de cada cidadão e leva em consideração os gastos contabilizados pelo mesmo ao longo do ano de 2019. Quanto maior tiver sido seu investimento tributário, mas alto será o valor da devolução. De acordo com o órgão, o cronograma se estenderá até o mês de setembro. Confira os detalhes no texto abaixo.  

Quanto posso receber na restituição do IRPF 2020? (Imagem: Reprodução - Google)
Quanto posso receber na restituição do IRPF 2020? (Imagem: Reprodução – Google)

A restituição do imposto de renda nada mais é do que uma devolução financeira para os brasileiros que tiveram gastos tributários acima do valor informado na declaração. No entanto, é preciso ficar atento, pois nem todas as despesas são relevantes.

De modo geral, a receita considera que investimentos relacionados a área de saúde, educação e moradia podem devolver um bônus para o contribuinte. Além disso, ter dependentes como filhos ou funcionários também contribuiu para que o contribuinte possa ter um retorno dos impostos pagos no ano anterior.  

Desse modo, pode-se concluir que não há uma quantia exata da restituição do IRPF 2020 e que o cálculo é feito separadamente de acordo com as declarações enviadas.  

Calendário de pagamento da restituição IRPF 2020 

Normalmente, a Receita Federal administra as liberações a partir do segundo semestre. No entanto, o órgão e o governo federal decidiram antecipar o pagamento. Esse ano, a restituição será feita em cinco lotes que deverá ser finalizado até o dia 30 de setembro. 

É importante lembrar que primeiramente são priorizadas pessoas acima de 60 anos, aposentados e pensionistas do INSS. Depois, a ordem é definida de acordo com o prazo de envio das declarações. Quanto mais cedo prestar conta para a Receita, mas rápido terá sua devolutiva. Confira o calendário:  

O que fazer se perder o prazo do saque? 

Para aqueles que deixarem para sacar a restituição após o prazo final, será preciso solicitar um novo pagamento. O procedimento é feito por meio da página de Consulta à Restituição e Situação da Declaração IRPF. 

Os contribuintes têm como tempo limite de retirada até 5 anos após a data de envio do valor para a conta titular.  

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile