Novidades foram divulgadas nesta semana para os beneficiários ligados ao Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS. Aposentados e pensionistas agora poderão utilizar um novo meio para saque.
A partir de agora, as Casas Lotéricas, ligadas à Caixa Econômica Federal, espalhadas por todo o Brasil podem ser um meio de saque de benefícios com valor mais alto. Vale ressaltar que o limite estipulado para os saques ligados ao INSS era de R$ 4 mil.
Com a mudança, os beneficiários poderão realizar o saque de até R$ 7 mil. De acordo com reportagem do jornal Extra, a retirada só é válida mediante a apresentação do cartão do INSS para aqueles que não são correntistas da Caixa.
A medida, segundo avaliação interna, foi tomada mediante a situação atual no Brasil no qual com medidas mais restritivas, pessoas estão com menos possibilidade de ir aos bancos longes para realizar os saques.
Sendo assim, com a flexibilização, as Lotéricas, por serem em número muito maior do que as agências, podem se tornar um centro de pagamento de forma descentralizada, desafogando a ida ao atendimento bancário.
Outro ponto que também foi observado na tomada da decisão é que neste mês os beneficiários irão receber o décimo terceiro do INSS, com isto os valores a serem recebidos acabam sendo maiores.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, a nova medida irá impactar um total de 28.253 pessoas, o equivalente a 0,46% de todos os beneficiários dos programas vinculados ao INSS.
É importante enfatizar que caberá ainda ao governo federal realizar a formalização do novo procedimento. Isto porque, as informações apresentadas foram adiantadas pelo jornal Extra nesta quinta-feira (28). Anuncio deverá ser feito ainda nesta semana.
No país, há mais de 12.956 casas lotéricas. Nelas, clientes ou não da Caixa podem realizar pagamentos de contas, recebimento de dinheiros de programas ligados à Caixa e também fazer apostas nas loterias que são gerenciadas pelo banco.