A cidade de Fortaleza, antecipou dois feriados deste ano para essa semana. Sendo assim, hoje (27) e amanhã (28), a cidade está em feriado. Saiba aqui quais os serviços essenciais vão continuar funcionando.
Os feriados antecipados são os de Corpus Christi que aconteceria em 11 de junho, e Nossa Senhora da Assunção que seria comemorado em 15 de agosto. Eles foram antecipados para diminuir a circulação de pessoas, na tentativa de conter a pandemia de coronavírus na cidade.
Nesta terça-feira (26), a Câmara Municipal de Fortaleza autorizou também a Prefeitura a adiantar ambos os feriados.
No último dia 8 de maio, já tinha sido instaurado o isolamento social rígido na capital, diversos comércios já estão fechados ou com seu funcionamento diferenciado.
Veja o que vai funcionar em Fortaleza entre hoje e amanhã
- Supermercados e farmácias
Segundo a Associação Cearense de Supermercados, o setor continuará com o funcionamento em horário normal.
Apesar disso, as unidades devem se manter as medidas já adotadas como o uso de máscaras e álcool em gel.
Além disso, as farmácias devem permanecer em funcionamento, por conta das lojas serem de caráter essencial, não haverá nenhuma mudança.
- Bancos e lotéricas
As agências bancárias e as lotéricas permanecerão funcionando no feriado.
- Postos de combustível
Os postos de combustível continuam abertos, em horário tradicional, sendo assim, seguem abrindo das 7h às 19h e as lojas em estradas e rodovias funcionam 24h.
- Serviços de saúde
A Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) confirmou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que estão sob gestão municipal mantém horário normal.
- Escolas (aulas virtuais)
Na rede pública de ensino, a Secretaria da Educação (Seduc) informou que não haverá aulas online para os alunos de escolas estaduais, em Fortaleza. Já os municípios devem seguir as atividades normalmente.
O lockdown foi prorrogado pela quarta vez, no dia 5 de maio e continuará valendo até o dia 31 de maio.
O governador do estado, Camilo Santana, disse que vai apresentar um plano com fases de retorno da economia do Ceará, a partir do próximo mês, junho, para que as atividades sejam retomadas de forma gradual no estado.