Fim da quarentena: veja quais cidades estão reabrindo os comércios

PONTOS CHAVES

  • Isolamento social começa a ser quebrado em algumas cidades
  • Prefeituras municipais adotam medidas de proteção para os vendedores
  • Testes contra o covid-19 começam a ser distribuídos durante a retomada

Isolamento social começa a ser amenizado em algumas regiões do país. Desde a chegada do novo coronavírus, diversas cidades brasileiras tiveram suas atividades paralisadas para evitar a contaminação do vírus. Medidas como a aplicação da quarentena ou lockdown foram adotadas nos municípios de modo que impedisse comerciantes e feirantes de exercerem seus trabalhos. No entanto, após quase três meses, as prefeituras estão pondo fim aos decretos e permitindo que esses setores voltem a funcionar. No texto abaixo, você poderá se informar sobre os locais onde os comércios foram reabertos. Confira.  

Fim da quarentena: veja quais cidades estão reabrindo os comércios (Imagem: Reprodução - Google)
Fim da quarentena: veja quais cidades estão reabrindo os comércios (Imagem: Reprodução – Google)

São Luís 

Na capital do Maranhão, os centros comerciais foram reabertos nessa segunda-feira (25). De acordo com o decreto do governador Flávio Dino, os estabelecimentos podem voltar a funcionar desde que sejam cumpridas as medidas de segurança, como a utilização de máscaras e distanciamento por pessoa.  

Além disso, a volta acontecerá em duas etapas. Inicialmente, apenas pequenos negócios, administrados por famílias e que tenham um número reduzidos de funcionários. Na sequência, demais setores como empresas e fábricas.  

Para poder funcionar, as empresas deverão adotar serviço de escala entre os funcionários e deverão respeitar o distanciamento de 2 metros. Além disso, os contratantes deverão fornecer equipamentos de segurança como máscaras e luvas.  

Outra decisão também acordada foi a abertura dessas atividades por segmento. Cada setor contará com um horário para evitar que o fluxo nos ônibus não apresente aglomerações. No que diz respeito a bares e restaurantes, estes deverão manter o serviço via delivery e o consumo no local segue vetado.  

Já as atividades vinculadas ao Poder Executivo, estas poderão ser retomadas a partir do dia 1 de junho, também sob a obrigatoriedade de máscaras, revezamento dos servidores, afastamento daqueles que estão em grupo de risco e o atendimento externo ao público segue suspenso até o dia 7 de junho. 

Quebra da quarentena no Distrito Federal  

Em Brasília, os shoppings serão reabertos nesta quarta-feira (27). De acordo com o decreto do poder público, as atividades serão retomadas sob fiscalização da vigilância sanitária de modo que possa evitar o descumprimento da utilização de máscaras e aglomerações. Ao todo, serão reabertos 20 centros comerciais.  

Ciente de que a população seguirá restrita as atividades em espaços públicos ou que aglomerem pessoas, a Fecomércio-DP estará ofertando, gratuitamente, testes rápidos de covid-19 para os funcionários, desejando certificar que não há contaminação. Serão ofertados 500 exames por dia, que deverão ser realizados na unidade do Sesc da 504 Sul, a partir das 9h. 

Quem desejar realizar o exame deve levar a credencial de comerciário ou a carteira de trabalho para comprovar o vínculo empregatício. Além disso, precisará criar um cadastro no site do governo. Os shoppings só poderão ter 50% do estacionamento utilizado e será proibido o consumo de comidas. 

No que diz respeito a outros serviços como feiras públicas, bares, restaurantes e demais atividades, até o momento as portas seguem fechadas e não há previsão para retomada.  

Belo Horizonte  

Em BH, o prefeito Alexandre Kelil permitiu que alguns setores retomassem as atividades nessa segunda-feira (25). De acordo com o seu decreto, o procedimento de reabertura acontecerá em quatro etapas, onde os serviços voltarão a funcionar de forma gradativa.  

Todos os estabelecimentos precisarão cumprir as medidas de segurança como a utilização de máscara e rodizio de servidores. Até o momento, os seguintes serviços foram autorizados: 

  • Salões de beleza; 
  • Shoppings populares. 
  • Comércio varejista dos seguintes segmentos: 
  • Comércio varejista de artigos de iluminação; 
  • Comércio varejista de artigos de cama, mesa e banho; 
  • Utensílios, móveis e equipamentos domésticos, exceto eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo; 
  • Tecidos e armarinho; 
  • Artigos de tapeçaria, cortinas e persianas; 
  • Limpeza e conservação; 
  • Artigos de papelaria, livraria e fotográficos; 
  • Brinquedos e artigos recreativos; 
  • Bicicletas e triciclos, peças e acessórios; 
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal; 
  • Veículos automotores; 
  • Peças e acessórios para veículos automotores; 
  • Pneumáticos e câmaras-de-ar; 
  • Cabeleireiros, manicure e pedicure; 
  • Centros de comércio popular instituídos a qualquer tempo por Operações Urbanas visando a inclusão produtiva de camelôs, desde que localizados no hipercentro ou em Venda Nova. 

Na sequência, a prefeitura irá permitir demais setores como serviços públicos, judiciais, entre outros. Além das medidas de cuidado, a gestão está disponibilizando também a realização de testes rápidos contra o covid-19. A aplicação deve ocorrer em cerca de 30 mil pessoas e será gratuita.