Belo Horizonte reabre comércio a partir desta segunda-feira!

Após período severo de isolamento social, Belo Horizonte começa a retomar suas atividades. A partir desta segunda-feira (25), a prefeitura do município permitiu a reabertura de alguns estabelecimentos. De acordo com os gestores, o processo de retomada acontecerá em quatro etapas e estará sujeito a suspensão caso o número de proliferação do novo coronavírus aumente.  

Belo Horizonte reabre comércio a partir desta segunda-feira! (Imagem: Reprodução - Google)
Belo Horizonte reabre comércio a partir desta segunda-feira! (Imagem: Reprodução – Google)

Inicialmente, os primeiros centros abertos serão os salões de beleza, que poderão funcionar das 7h às 21h e os shopping populares com horário de 11h às 19h.

Nesses casos, os estabelecimentos deverão cumprir as medidas se segurança, explicitadas mais abaixo e a população deverá seguir a obrigatoriedade da utilização de máscara, ficando sujeita a multa em caso de descumprimento.  

Comércio varejista

Na sequência, será a vez das atividades do comércio varejista. Para este grupo, haverá horários de funcionamento distintos e todas as unidades também estarão sob fiscalização dos agentes sanitários para a verificação do cumprimento das medidas de segurança.  

Os estabelecimentos funcionarão nos seguintes horários:  

  • Móveis, artigos domésticos, cama, mesa e banho – 11h às 19h 
  • Papelaria, livraria, brinquedos – 11h às 19h 
  • Perfumaria, cosméticos, higiene pessoal – 11h às 19h 
  • Veículos, peças e acessórios – 11h às 17h 

Recomendações do poder público de Belo Horizonte 

Ao anunciar a retomada, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), reforçou que a ação só acontecerá graças a avaliação dos médicos e pesquisadores que estão atuando em parceria com a gestão municipal.

Em entrevista, ele reforçou que será um período onde a população deverá colaborar para que a cidade consiga restabelecer seu ritmo.  

“Quem vai abrir a cidade são os médicos infectologistas. Eu não vou abrir a cidade. Depende da população, dos médicos e da ciência”, disse. 

Kalil também deixou muito claro que poderá voltar atrás caso veja que o número de infectados cresceu e que as taxas de isolamento foram violadas. Ele explicou que o único motivo pelo qual BH está retomando é graças a adesão inicial do lockdown em comparação com outras regiões.  

“O lockdown feito pelas cidades agora, BH fez há 60 dias. Com fiscalização muito mais rígida. A gente já estava em lockdown há 60 dias. É só olhar o decreto”, falou. Mas fez questão de dizer que não se trata de uma disputa: “Ninguém ganhou nada, não. Isso aqui não se trata de gol a gol”. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.