O que significa ‘lockdown’ e como a medida poderá fragilizar ainda mais a economia

Com o crescente números de casos e óbitos da Covid-19, mesmo durante o isolamento social, muitas cidades começaram a estudar o lockdown. Saiba tudo que pode mudar com as determinações.

O que significa lockdown e como a medida poderá fragilizar ainda mais a economia
O que significa ‘lockdown’ e como a medida poderá fragilizar ainda mais a economia (Imagem: Reprodução Google)

Cidades brasileiras que já decretaram lockdown

Até o momento, já são 18 cidades em 5 estados brasileiros que decretaram a medida. O novo ministro da saúde também declarou que a medida será importante para as regiões mais afetadas pelo vírus.

Três capitais brasileiras (São Luís-MA, Belém-PA e Fortaleza-CE) também já estão fechadas. Na segunda-feira Salvador-BA entrará no grupo, com isso serão pelo menos 9 milhões de brasileiros vivendo em cidades isoladas.

Como funciona o lockdown

A medida pode ter muitas diferenças para cada lugar em que é determinada. Por definição o lockdown é o fechamento completo da cidade, com exceção dos serviços essenciais. Existem várias medidas que podem fazer parte do lockdown:

  • Fechamento das rodovias de acesso à cidade;
  • Proibição da circulação de pessoas, exceto em casos urgentes;
  • Patrulhamento de ruas e avenidas para monitorar circulação.

É importante entender que o lockdown difere bastante de outras medidas como o isolamento social e a quarentena.

  • Isolamento social: é indicado para as pessoas que fiquem casa o máximo possível.
  • Quarentena: decisão oficial para o isolamento de pessoas e grupos, isolamento de infectados por exemplo;
  • Lockdown: Isolamento completo das cidades e estradas de acesso, podendo incluir multas e penalidades para quem estiver em circulação.

O lockdown é efetivo como medida de combate à transmissão do coronavírus?

Como todas as outras medidas, o resultado obtido pode variar muito. Dependendo principalmente de como é aplicado e de como a população se engaja para realmente cumprir as medidas.

No entanto, pode demorar alguns dias até que o lockdown faça algum efeito. Os últimos estudos do Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (NOIS), integrado por departamentos da PUC-Rio e FIOCRUZ, mostram que as medidas podem demorar de 8 a 11 dias para surtirem efeitos.

Porém se analisarmos casos de outros países podemos ao menos ter uma ideia de como a medida pode ser eficaz.

Um número que tem sido muito utilizado por países e em estudos, é o tempo necessário para o número de infectados dobrar. 

Na Itália, quando o lockdown foi decretado, 08 de março, o número de casos dobrava a cada 3 dias, 10 dias após a medida esse número já subiu para 7 dias, uma aumento de 133% no tempo necessário para o número de casos dobrar.

País Decreto de lockdown Tempo para dobrar casos (antes do lockdown) Tempo para dobrar casos (10 dias depois do lockdown)
Itália 08/03 3 dias 7 dias
Espanha 14/03 2 dias 13 dias
Alemanha 22/03 4 dias 25 dias

Fonte: Our World in Data

Baseado na experiência destes 3 países, a medida pode sim ser efetiva, mas o resultado deve variar de acordo com cada população.

Qual o efeito do lockdown na economia?

Os efeitos mais negativos da medida serão sobre o comércio. Este setor é tão importante para a economia que em 2018 foi responsável por 73% do PIB, segundo o IBGE.

Há de se esperar uma diminuição ainda maior no faturamento do comércio, principalmente para aqueles não ligados aos serviços essenciais.

Por outro lado, é importante lembrar que a queda não é fruto apenas das medidas do isolamento em si, ou seja, mesmo sem o lockdown é difícil imaginar que as pessoas continuariam a consumir e circular da mesma maneira.

Por isso a importância de se adaptar cada negócio à nova realidade. Mesmo que isto não seja possível para 100% dos casos, é importante que os comerciantes e lojistas busquem maneiras de adaptar seus negócios ao ambiente digital, já que mesmo após o fim das medidas de isolamento, as vendas na loja física podem demorar muito tempo para retornar aos antigos patamares.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!