Lockdown em Pernambuco é uma realidade? Governo responde

Lockdown em Pernambuco já começou? Nessa quarta-feira (6), o governo do estado emitiu uma nota explicando a aplicação do isolamento definitivo na região. Desde a última segunda-feira (4), a imprensa local vem notificando a possibilidade de o exército estar nas ruas para garantir que a população se mantenha dentro de casa. No entanto, conforme o poder público, a afirmação de tal medida não é verdadeira e que a mesma ainda está em análise 

Lockdown em Pernambuco é uma realidade? Governo responde (Imagem: Reprodução - Google)
Lockdown em Pernambuco é uma realidade? Governo responde (Imagem: Reprodução – Google)

Paulo Câmara, governador do estado, explicou que está se articulando com os chefes dos Poderes Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas para poder definir quais as próximas estratégias de contenção do covid-19.  

De acordo com um balanço feito pela própria secretaria da saúde, Pernambuco é o terceiro estado com o maior número de infecções e apresenta 98% dos leitos ocupados. Até o momento, já foram registradas mais 9.881 vítimas, sendo 803 levadas a óbito.  

Nota oficial sobre o lockdown em Pernambuco 

Mediante o tumulto sobre a possibilidade do lockdown, a assessoria de imprensa do governador explicou que, na reunião com os poderes mencionados, o gestor “voltou a defender o isolamento social como principal instrumento de combate à disseminação do vírus e a possibilidade da adoção de novas iniciativas que possam contribuir para o achatamento da curva de contágio”.  

Porém, reforçou que não há nenhuma previsão para o fechamento total das cidades. A ação ainda está sendo estudada e só será acionada em último caso, como forma de segurança para a população. 

“Desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março, o governador Paulo Câmara tem se reunido com representantes de entidades e órgãos públicos e da sociedade civil, para discutir as medidas adotadas pelo estado (o primeiro conjunto delas adotado no dia 12 de março) para o enfrentamento da Covid-19″, informou o governo do estado.

No texto, a assessoria ainda explicou que “em todos os encontros, ocorridos em sua maioria por videoconferencia, o chefe do Executivo estadual apresentou o impacto das iniciativas implementadas, pontuou ações que podem ser viabilizadas, discutiu o isolamento social vigente e possíveis formas de ampliação do mesmo e colheu sugestões”. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.