Governo de Pernambuco prevê aplicar plano lockdown! Entenda os impactos

Com mais de 691 mortes por causa do novo coronavírusgoverno de Pernambuco avalia reforçar o isolamento social por meio da aplicação de um lockdown. Trata-se de uma medida de segurança que tem como finalidade realizar um bloqueio total nas cidades, impossibilitando a circulação de pessoas nas ruas. A ação ainda está sendo avaliada pelos representantes, que já solicitaram reforços ao governo federal e ao exército 

Governo de Pernambuco prevê aplicar plano lockdown! Entenda os impactos (Imagem: Reprodução - Google)
Governo de Pernambuco prevê aplicar plano lockdown! Entenda os impactos (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com o último boletim, realizado nessa segunda-feira (4), o estado está com 8.863 diagnósticos confirmados, fazendo com que 98% dos 435 leitos de UTI fiquem ocupados. É válido ressaltar que, a região foi uma das primeiras a entrar em quarentena em todo o país.  

Assim que se confirmou o primeiro caso, o governador Paulo Câmara lançou um pacote de medidas solicitando o fechamento de centros de compras, comércios, eventos com mais de 50 pessoas, igrejas, etc.  

“Hoje, o governador Paulo Câmara (PSB) chamou uma reunião com os demais poderes do Estado para discutir a necessidade de intensificação de isolamento social. A gente está desenhando esse processo e estudando como fazer para garantir que ele seja êxitos. É muito importante, neste momento, achatar a curva para que a gente possa chegar no pico da epidemia com o número menor de casos e de mortes”, afirmou o secretário estadual da Saúde, André Longo.  

Longo explicou que, para manter o plano do lockdown, o governo de Pernambuco enviou um ofício ao Comando Militar do Nordeste, solicitando apoio para a aplicação das pedidas restritivas. Além disso, também pediu auxílio do Ministério da Saúde, no que diz respeito ao funcionamento dos leitos hospitalares.  

Nós fizemos questão de fazer esse pedido para que houvesse uma manifestação pública por parte do Ministério da Saúde, reconhecendo as dificuldades de Pernambuco. Infelizmente, a gente ainda não tem a unidade que permita trabalhar, todos juntos, para construir o lockdown ou a quarentena necessária. E, após isso, construir a saída com critérios.” 

Grande Recife em destaque 

De todas as cidades, a capital pernambucana é a mais afetada. De acordo com os dados da secretária de saúde, 90% dos casos estão presentes na Região Metropolitana do Recife e 85% desse total foi registrado casos de óbito.  

Dos 94 leitos de UTI, 73 já estão ocupados, afirmou o secretário municipal de Saúde do Recife, Jailson Correia.

“Não estamos descartando nenhuma outra medida necessária no momento. Qualquer ação que venha a ser colocada em prática depende da uniformidade de pensamento, coordenada com todos os entes federativos.” 

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.