INSS prorroga fechamento das agências; veja as consequências para VOCÊ!

Diante da pandemia do coronavírus, o INSS decidiu fechar suas agências para evitar que ocorressem aglomerações. O atendimento presencial não acontece desde o dia 19 de março e foi ampliado até 22 de maio. Todas as pendências possíveis estão sendo feitas pelo aplicativo Meu INSS.

INSS prorroga fechamento das agências; veja as consequências para VOCÊ!
INSS prorroga fechamento das agências; veja as consequências para VOCÊ! (Imagem FDR)

Portanto os segurados que precisarem, devem enviar o atestado médico através do site ou app Meu INSS, fazendo com que não seja necessário a ida até uma agência para passar por perícia médica.

O instituto reforçou que desde que as agências foram fechadas, os segurados foram dispensados de realizar a perícia médica presencial para receber a antecipação do auxílio doença que equivalente a um salário mínimo.

Porém, toda a análise de requisições de benefícios permanece sendo realizada através dos atestados que são enviados pela internet no aplicativo ou site.

Meu INSS preparado para atender os segurados

O Meu INSS pode ser acessado através do computador e também pelo aplicativo para celular. O portal agiliza o tempo de quem precisa fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas.

Vamos conhecer mais os serviços disponíveis pelo Meu INSS:

Aposentadorias Urbanas

Escolhendo essa opção, vão ser mostradas duas alternativas: Aposentadoria por Idade Urbana e Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Por aqui, é feita então uma busca nos sistemas do INSS para saber se o benefício já pode ser concedido automaticamente.

Salário Maternidade

Quando é pedido o benefício, é realizada uma pesquisa nos sistemas do INSS para saber se ele já pode ser aprovado de forma automática.

Extrato Previdenciário (CNIS)

Clicando aqui, o beneficiário vai obter histórico de toda sua situação contributiva na ativa, seja como empregado, individual, empresário, doméstico e também sobre o aposentado. Possibilita o trabalhador saber todos os meses se a empresa está repassando a contribuição e se os recolhimentos estão sendo feitos de forma correta.

Agendamentos/Requerimentos

Aqui o trabalhador pode agendar um atendimento presencial e também acompanhar o andamento do seu requerimento.

Calculadoras

Esta ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS para calcular o tempo de contribuição, ou seja, quanto tempo falta para o segurado se aposentar.

Pelo menos 90 serviços do Instituto são colocados no portal e aplicativo, para utiliza-los depende da criação de um login.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.