Pará coloca fim ao lockdown e população retoma suas atividades

A partir dessa segunda-feira (25), aqueles que saíram nas ruas da capital Belém, no Pará, perceberão que as ruas estão mais movimentadas. O motivo é que o governo do estado encerrou o lockdown no último domingo (24).

Pará coloca fim ao lockdown e população retoma suas atividades
Pará coloca fim ao lockdown e população retoma suas atividades (Foto:Google)

O lockdown é o fechamento total das atividades não essenciais, que foram adotadas nesse período de pandemia para evitar que o novo coronavírus se espalhe ainda mais pela população.

Apesar disso, os municípios de Cametá e Abaetetuba, que estão localizados na região nordeste do Estado, seguem em isolamento total.

Segundo o governo do Estado do Pará, essa decisão de seguir ou não com o lockdown será realizado pelas prefeituras agora. 

O estado do Pará tem 144 municípios, apenas 16 deles aderiram ao lockdown, entre eles estão: Abaetetuba, Cametá, Canaã dos Carajás, Capanema, Parauapebas, Santarém, Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Castanhal, Santo Antônio do Tauá, Vigia de Nazaré e Breves.

Inicialmente, o lockdown começou em 7 de maio com 9 municípios e depois foi realizada a adesão por mais 7 municípios. 

De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública do estado, em nenhum dos dias o decreto atingiu os 70% recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O máximo foi de 57,12%, no dia 17 de maio. 

Com o fim do lockdown, os servidores que possuem cargos de chefia deverão retornar ao expediente presencial a fim de planejar o retorno gradual das atividades presenciais. O trabalho remoto continuará a ser realizado em todas as unidades em que seja possível.

Também é permitida a realização de reuniões presenciais, com no máximo dez pessoas, adotadas as medidas de proteção sanitária e distanciamento dos participantes.

Agora, podem ser realizados os cultos, missas e eventos religiosos presenciais com público de até dez pessoas, respeitada distância mínima de 1,5 metro para pessoas com máscara, com a obrigatoriedade de fornecimento aos participantes de alternativas de higienização.

O serviço de delivery relativo às atividades essenciais está autorizado a funcionar sem restrição de horário, como já estava sendo realizado antes.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!