Como sacar o 13° do INSS durante a pandemia? Veja dicas

Nesta semana, os aposentados e pensionistas começaram a receber a segunda parcela do seu 13° do INSS. O salário foi antecipado por conta da pandemia causada pelo coronavírus.

Como sacar o 13° do INSS durante a pandemia? Veja dicas
Como sacar o 13° do INSS durante a pandemia? Veja dicas (Foto: FDR)

A segunda parcela vai ser paga até o dia 5 do mês de junho. O valor recebido não segue um critério específico para esse período de quarentena, logo valem as mesmas regras que foram aplicadas nos anos anteriores e deverão ser mantida. 

A segunda parcela é o complemento dos 50% restantes do valor do benefício. Para aqueles que recebem até um salário mínimo, que é de R$1.045, o valor a ser depositado é de R$522,50. Em cima desse valor não é cobrado o imposto de renda. 

O dinheiro vai ser transferido para as contas dos segurados nas mesmas datas em que cada um recebe os seus benefícios em meses normais.

Saque do 13° do INSS na pandemia

Normalmente, os segurados vão até sua agência para realizar o saque do 13° do INSS, mas por conta da pandemia a orientação é que os grupos deem preferência para o uso nos canais digitais. 

Sendo assim, é possível fazer a movimentação em aplicativos bancários, site, caixa eletrônico e central telefônica para pagamentos de contas, transferências de recursos, recargas de celular e consultas de saldos e extratos. 

Caso não seja possível, o segurado pode chegar mais cedo na agência da Caixa para que consiga realizar o seu saque o mais rápido e não fique muito tempo fora de casa. Mas, tomando os cuidados devidos, utilizando máscara, evitando levar as mãos no rosto e ao chegar em casa lavar as mãos e usar álcool em gel.

Uma outra opção é ligar na agência e verificar se pode ser agendado um horário com o gerente para que o saque possa ser feito.

Os aposentados e pensionistas que não possuem contas-correntes e recebem apenas por meio de cartões de débito podem utilizá-los para pagamentos de compras. Para isso, basta inseri-lo nas maquininhas dos estabelecimentos comerciais como supermercados, farmácias, e outros.

Para realizar a consulta sobre o valor, o pensionista pode usar os recursos do INSS por meio de uma ligação que pode ser feita de segunda a sábado, das 7h às 22h, no telefone 135. E acessando o site ou aplicativo Meu INSS. 

Sair da versão mobile