Após o início da epidemia, o governo anunciou algumas medidas para reduzir os impactos em famílias mais carentes. Além dos auxílios e benefícios divulgados pelo governo, os aposentados e pensionistas do INSS tiveram suas parcelas do 13° salário antecipadas.
A primeira parcela foi paga no mês de abril e a segunda será liberada pelo INSS no fim de maio. O primeiro pagamento foi equivalente a 50% do valor total do benefício. Já no caso da segunda parcela, haverá o desconto do Imposto de Renda.
De acordo com o INSS, mais de 35,6 milhões de pessoas já receberam o seu dinheiro no mês passado.
O 13º foi liberado para: aposentados, pensionistas, pensão por morte, aqueles que recebem auxílio doença, auxílio acidente, auxílio reclusão e salário maternidade.
Veja abaixo o calendário de pagamentos que vai seguir o dígito final do NIS:
- Final 1: 25 de maio
- Final 2: 26 de maio
- Final 3: 27 de maio
- Final 4: 28 de maio
- Final 5: 29 de maio
- Final 6: 1° de junho
- Final 7: 2 de junho
- Final 8: 3 de junho
- Final 9: 4 de junho
- Final 0: 5 de junho
Para aqueles que recebem acima de um salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 1º de junho
- Finais 2 e 7: 2 de junho
- Finais 3 e 8: 3 de junho
- Finais 4 e 9: 4 de junho
- Finais 5 e 0: 5 de junho
Valor do 13° salário do INSS
Como já citado, a primeira parcela é de 50% e a segunda é a outra metade, porém com desconto do Imposto de Renda. Em resumo, os critérios para o valor não foram totalmente definidos, porém segue as regras dos anos anteriores.
Para os beneficiários que recebe até um salário mínimo (R$ 1.045), o valor a ser recebido será de R$522,50, menos os impostos.
Para consultar pode ser realizada pelo telefone 135 e entre 7h às 22h. A consulta pode ser feita de segunda à sábado. A ligação é gratuita se for feita de telefone fixo e se for feita de celular tem cobrança de ligação local.