13° do INSS: FIM do calendário! Veja quando pode receber 2ª parcela

Aposentados e pensionistas do INSS finalizam o saque da primeira parcela do décimo terceiro salário. O pagamento, feito entre os dias 24 de abril e 8 de maio, beneficiou mais de 35 milhões de pessoas. O valor varia de acordo com a situação de cadastro de cada cidadão e foi ofertado nas contas informadas pelo mesmo. A segunda parcela do 13° do INSS será paga ainda nesse mês de maio, e seguirá o calendário oficial do instituto, informado logo abaixo.  

13° do INSS: FIM do calendário! Veja quando pode receber 2ª parcela (Imagem: Reprodução - Google)
13° do INSS: FIM do calendário! Veja quando pode receber 2ª parcela (Imagem: Reprodução – Google)

Quem tem direito?  

O décimo terceiro está sendo ofertado para todos os aposentados e pensionistas que receberam no último ano: 

  • Benefício previdenciário de aposentadoria; 
  • pensão por morte; 
  • auxílio-doença; 
  • auxílio-acidente; ou 
  • auxílio-reclusão. 

Valor do décimo terceiro do INSS  

Normalmente, seu valor é pago a partir do segundo semestre. No entanto, com a crise do coronavírus, o governo federal optou por antecipar os depósitos. Nessa primeira rodada, foram autorizados 50% do total recebido pelo beneficiário.

Já a partir do dia 25 deste mês, o calendário disponibilizará a mesma quantia, porém com os reajustes aplicados pelo Imposto de Renda.  

É válido ressaltar que, nem todos os segurados estarão inclusos nos cortes. A redução será feita de acordo com as declarações tributárias de cada um, levando em consideração seus informes de renda. Aqueles que estão na faixa básica do IRPF 2020 terão acesso a mesma quantia da primeira parcela.  

Calendário 13° do INSS 

NÚMERO FINAL DO BENEFÍCIO  DATA DA 2ª PARCELA DO 13º SALÁRIO 
1  25/05/2020 
2  26/05/2020 
3  27/05/2020 
4  28/05/2020 
5  29/05/2020 
6  01/06/2020 
7  02/06/2020 
8  03/06/2020 
9  04/06/2020 
0  05/06/2020 

 

Segunda parcela para quem ganha acima de um Salário Mínimo 

NÚMERO FINAL DO BENEFÍCIO  DATA DA 2ª PARCELA DO 13º SALÁRIO 
1 e 6  01/06/2020 
2 e 7  02/06/2020 
3 e 8  03/06/2020 
4 e 9  04/06/2020 
5 e 0  05/06/2020 

 

Como receber o 13° do INSS

Para poder ter acesso ao dinheiro, basta ir até uma agência da instituição bancária na qual está vinculado e apresentar o cartão do INSS. 

Já aqueles que estiverem sem o documento, devem ter em mãos a carteira de trabalho ou RG, para comprovar a identificação nos guichês de atendimento. O prazo de retirada é de até 90 dias 

Devido a pandemia, e como a maioria dos beneficiários estão dentro do grupo de risco de contágio do coronavírus, o INSS está disponibilizando a transferência online do valor.

Com ela, o aposentado pode enviar o 13° do INSS para sua conta corrente, e no aplicativo do seu banco usufruir do rendimento, sem necessidade de ir até a agência sacar. 

A opção está disponível no site Meu INSS, e no aplicativo de mesmo nome. Basta criar um login e informar em qual conta deseja enviar a quantia.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.