Depois de anunciar o adiamento das provas deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar o prazo de inscrições até quarta-feira (27). Segundo o último balanço divulgado nesta manhã pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, mais de 5 milhões de candidatos já se inscreveram.
Inicialmente, as provas do Enem estavam marcadas para 1 e 8 de novembro na versão impressa e 22 e 29 de novembro na versão digital.
Weintraub informou que fará uma enquete com os candidatos em junho para definir as novas datas. Segundo ele, o exame pode ser adiado por 30 ou 60 dias.
Como se inscrever para o Enem
- Entre na página do participante e clique em INSCRIÇÃO;
- Depois, clique na figura correspondente à palavra e preencha os campos solicitados com CPF e data de nascimento;
- Clique em INICIAR A INSCRIÇÃO e confira se os dados estão corretos antes de selecionar “próximo”;
- Preencha os outros dados solicitados: sexo, cor/raça, estado civil, nacionalidade, estado e cidade de nascimento; RG, estado e órgão expedidor; CEP e endereço;
- Não se esqueça de selecionar a aba “preciso” se você tiver alguma deficiência ou for lactante. Caso não precise de adaptações, clique em “não preciso” e depois em “próximo”;
- Escolha sua opção de prova de língua estrangeira – inglês ou espanhol – e informe se já terminou o ensino médio ou ainda está estudando; responda às questões sobre escolaridade e siga para próxima etapa;
- Digite o número de identificação social (NIS) ou clique em “não tenho NIS”; depois, você precisará responder 25 perguntas sobre sua situação socioeconômica e, por fim, se tem acesso à Internet. Clique em “próximo”;
- Confira se os dados informados estão corretos, preencha os campos com telefone e e-mail e escolhe se vai fazer a prova na versão impressa ou digital. Se optar pela impressa, informa onde deseja prestar o Enem.
- Por último, selecione uma imagem do seu rosto, confira mais uma vez os dados em clique em ENVIAR INSCRIÇÃO. Você será redirecionado à tela de pagamento da taxa de inscrição, se não estiver isento.
A taxa de inscrição do ENEM 2020 é de R$ 85 e deve ser paga até 28 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas, correios ou pela Internet. As provas representam a principal forma de acesso às universidades brasileiras.
O desempenho no Enem também pode garantir bolsas de estudo em faculdades particulares, com o ProUni, e financiamentos estudantis a juros baixos, com o Fies.