Niterói começa a reabertura da cidade a partir desta quinta-feira; saiba o que volta!

Após período crítico, algumas cidades começam a flexibilizar o isolamento social. Nesta quinta-feira (21), os moradores de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, poderão voltar a circular por calçadões e demais espaços públicos. Para um primeiro momento, a prefeitura local elaborou um plano de ação no qual permitirá caminhadas e realizações de outras atividades físicas para idosos e população mais jovem. A liberação ocorrerá em um esquema de rodízio, no qual você pode conferir mais abaixo.  

Niterói começa a reabertura da cidade a partir desta quinta-feira; saiba o que volta! (Imagem: Reprodução - Google)
Niterói começa a reabertura da cidade a partir desta quinta-feira; saiba o que volta! (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com o prefeito, Rodrigo Neves, os moradores terão horários específicos para fazer passeios nas praias e calçadões. Em suas redes sociais, o gestor explicou que serão permitidas caminhadas diárias das 6h às 9h e das 16h às 20h. Nesse período, estarão permitidos apenas esportes físicos individuais 

Para os idosos, o horário será diferente e está marcado das 9h às 11h. Eles poderão caminhar pela Orla e frequentar o mar, desde que não estejam acompanhados e não formulem aglomerações ao seu entorno.  

Quanto ao uso de máscara, este seguirá obrigatório para todos. Aqueles que descumprirem o decreto pagarão uma multa de R$ 180 que poderá ser acumulativa em caso de repetição. Segundo o prefeito, as ações são as primeiras para marcar a retomada das atividades que deverão acontecer de forma lenta.  

Shopping permanecem fechados em Niterói 

Questionado sobre a abertura de estabelecimentos como bares, shoppings e demais centros de compra, a prefeitura informou que deverão permanecer fechados.

Os restaurantes poderão realizar seus serviços apenas por meio do sistema de delivery e não há previsão de retorno, de acordo com Rodrigo Neves.  

“Tão cedo não teremos atividades em ambientes fechados como teatros e cinemas”, afirmou.  

Cidade com sinalização de alerta 

Por fim, a região contará também com um sistema de informes sobre as taxas de transmissão da doença, índice de letalidade e retaguarda de leitos livres na cidade.

Para isso, haverá sinalizações feitas por cores, sendo a preta o descontrole total da pandemia; vermelho, muito grave; laranja, estado de atenção; amarelo, alerta; e verde, normalidade.  

De acordo com o prefeito, neste momento a cidade está em situação de alerta (amarela).  

“Até que tenhamos a vacina vamos ter de aprender a conviver com esta situação inusitada que vai exigir de nós uma disciplina em uma mudança de hábitos”, finalizou.  

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile