Bancos pressionam Doria a não acatar antecipação dos feriados; saiba a proposta!

Antecipação dos feriados poderá torna-se um problema em São Paulo. Nessa semana, diversas entidades bancárias se reuniram para solicitar que o governador, João Doria, repensasse a decisão de antecipar as datas comemorativas de Corpus Christi e da Consciência Negra. O gestor lançou a proposta nos últimos dias sob a justificativa de aumentar a taxa de isolamento social. No entanto, vem enfrentando resistência por parte dos bancos. 

Bancos pressionam Doria a não acatar antecipação dos feriados; saiba a proposta! (Imagem: Reprodução - Google)
Bancos pressionam Doria a não acatar antecipação dos feriados; saiba a proposta! (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com as instituições, a decisão de paralisar as atividades bancárias irá gerar uma série de transtornos tanto para a população quanto para a administração pública. Em carta enviada, as marcas solicitam que os feriados sejam mantidos ao menos quanto ao funcionamento dos serviços financeiros.  

De acordo com o texto, a “decretação súbita e imprevista” resultará em problemas, sendo “alguns incontornáveis”, de natureza social, operacional e jurídica. Entre os pontos citados, os bancos reforçam que há o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600.

Caso as agências sejam fechadas, atrasará o calendário anunciado pelo governo federal e poderá resultar em aglomerações ainda maiores após o retorno 

Além disso, a carta relembra que o fechamento não premeditado resultará também na geração de multas e encargos aplicados mediante aos atrasos de pagamentos, e por fim, no entrave em milhares de transações.  

A carta conta com a assinatura de Sérgio Rial, CEO do Santander e também presidente do Conselho de Representantes da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF); Ricardo Gelbaum, presidente da Associação Brasileira de Bancos (ABBC); Carlos Ambrósio, presidente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); Gilson Finkelsztain, presidente da B3; e Isaac Sidney, presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). 

O texto foi apoiado também pela Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI), a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), a Associação Brasileira das Empresas de Leasing (Abel), a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) e a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos de Valores, Câmbio e Mercadorias (Ancord).  

O projeto de antecipação do feriado ainda não foi validado e irá passar por uma votação na Assembleia Legislativa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.