Segunda parcela do auxílio emergencial começa pagamento nesta quarta-feira

PONTOS CHAVES

  • Dia 20 de maio começa a ser paga a segunda parcela do auxílio emergencial para os beneficiários
  • O pagamento é para os inscritos no Cadastro Único e para os que se cadastraram no site ou aplicativo
  • O dinheiro só poderá ser movimentado no aplicativo Caixa Tem, por enquanto.

Nesta quarta-feira (20), o governo vai começar a pagar a segunda parcela do auxílio emergencial para os beneficiários. E inicialmente, todos receberão pela poupança social. O auxílio é um benefício concedido a nível nacional, e será pago no valor de R$600 pelo período de três meses.

Segunda parcela do auxílio emergencial começa pagamento nesta quarta-feira
Segunda parcela do auxílio emergencial começa pagamento nesta quarta-feira (Imagem: Montagem/FDR)

Hoje, também começa o primeiro pagamento para os beneficiários que fazem aniversário nos meses de janeiro e fevereiro. 

Nesse caso, o dinheiro será depositado na conta em que o beneficiário escolheu, para aqueles que não possuem conta no banco, a Caixa abriu uma poupança digital.

Os pagamentos serão realizados no período de 19 a 29 de maio, e serão feitos em dias escalonados seguindo a data de nascimento de cada um dos beneficiários.

De acordo com o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, cerca de 8,3 milhões de pessoas vão poder saber se tiveram o seu benefício aprovado. 

A atualização pode ser checada por meio do Aplicativo Caixa Auxilio Emergencial, no site da Caixa ou pela Central Telefônica 111.

Já os outros 5,7 milhões de trabalhadores que se cadastraram para receber o benefício ainda ficarão aguardando na fila para que o benefício seja analisado.

O dinheiro pode ser movimentado para outra conta ou ser sacado em espécie na data da liberação.

Calendário 1ª parcela auxílio emergencial para novos aprovados

  • 19 de maio (terça): nascidos em janeiro
  • 20 de maio (quarta): nascidos em fevereiro
  • 21 de maio (quinta): nascidos em março
  • 22 de maio (sexta): nascidos em abril
  • 23 de maio (sábado): nascidos em maio, junho ou julho
  • 25 de maio (segunda): nascidos em agosto
  • 26 de maio (terça): nascidos em setembro
  • 27 de maio (quarta): nascidos em outubro
  • 28 de maio (quinta): nascidos em novembro
  • 29 de maio (sexta): nascidos em dezembro

A análise dos dados é realizada pelo Dataprev, que faz uma checagem dos dados com as informações que estão disponíveis nos bancos do governo. Se estiver tudo certo, o auxílio é aprovado.

Segunda parcela auxílio emergencial

No dia 15 de maio, o governo federal liberou os três calendários referentes ao pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial.

O primeiro, que começa nesta quarta-feira (20), vai creditar o benefício na conta poupança digital de todos os inscritos. Apenas quem recebe pelo Bolsa Família não terá essa conta aberta.

A partir de 30 de maio o dinheiro estará disponível para saque ou transferência para outro banco. O objetivo do governo é evitar que as pessoas se aglomerem nas agências da Caixa, mas estimular que utilizem os recursos do Caixa TEM para pagamentos online.

Confira os cronogramas:

Foto: G1
Foto: G1

 

Bolsa Família

Em paralelo, o benefício também está sendo pago para aqueles que fazem parte do programa Bolsa Família.

Seguindo o calendário, hoje é o dia do pagamento para aqueles que o NIS é o número 3. Esses beneficiários podem realizar o saque do dinheiro no dia em que ele for liberado.

Aqueles que fazem parte do programa e ainda não receberam o auxílio devem ficar atentos, pois de acordo com as regras do benefício apenas dois integrantes por família podem receber o auxílio emergencial. 

Cerca de 1/3 dos beneficiários do programa não tem direito de receber o auxílio emergencial, pois trabalham com carteira assinada.

Ao todo são quase 4 milhões de beneficiários que não podem receber esse pagamento, cerca de 1,84 milhão, ou seja, 46% foram consideradas pelo sistema como inelegíveis. 

Agências da Caixa 

Em São Paulo, os parlamentares decidiram adiantar os feriados deste ano. Porém, a Caixa informou que suas agências vão ficar abertas durante esse período

A medida tem como objetivo aumentar o isolamento social na cidade, por meio do “feriadão”, que acontecerá nessa semana de quarta-feira (20) até o domingo (24).

Os feriados antecipados serão Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro) serão antecipados para esta quarta (20) e quinta (21). Na sexta-feira (22), será declarado ponto facultativo na cidade.