A partir da próxima segunda-feira (18), o auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família estará disponível. O calendário foi publicado pelo governo no Diário Oficial do último dia 15. De acordo com a portaria, assinada pelo ministro da cidadania Onyx Lorenzoni, aqueles que receberam a 1ª parcela até o dia 30 de abril, poderão receber a segunda até o dia 20 de maio, conforme a data de nascimento.
O valor será depositado na conta poupança digital social ou na conta corrente indicada pelo beneficiário. Os saques em dinheiro, para os beneficiários em geral, começarão a ser liberados a partir do dia 30 de maio e a ordem de pagamento será indicava pela data de aniversário.
No caso dos beneficiários do Bolsa Família, os saques em espécie já se iniciam a partir do dia 18. Os primeiros a receber serão os usuários que tenham o NIS com o dígito 1 no final.
Confira o calendário de saques do Bolsa Família
- NIS 1 – 18 de maio (segunda-feira)
- NIS 2 – 19 de maio (terça-feira)
- NIS 3 – 20 de maio (quarta-feira)
- NIS 4 – 21 de maio (quinta-feira)
- NIS 5 – 22 de maio (sexta-feira)
- NIS 6 – 25 de maio (segunda-feira)
- NIS 7 – 26 de maio (terça-feira)
- NIS 8 – 27 de maio (quarta-feira)
- NIS 9 – 28 de maio (quinta-feira)
- NIS 0 – 29 de maio (sexta-feira)
Veja quem pode sacar
Todos aqueles beneficiários que estão em dia com o Cadastro Único e receberam a primeira parcela do benefício no mês de abril. A quantia de R$ 600 vai substituir o valor que as famílias estão habituadas a receber.
Ao contrário dos demais beneficiários, aqueles que recebem o Bolsa não precisam efetuar nenhum cadastro prévio. Nestes casos, o benefício tem sido pago de forma automática.
A princípio, o valor será pago em três parcelas, porém pode ser estendido caso a pandemia continue e a quarentena ainda seja necessária.
Para efetuar o saque, o usuário precisa o ter em mãos o cartão do Bolsa Família ou o Cartão Cidadão. Além disso, é necessário ter um documento de identificação com foto.