Seguro desemprego pode ser solicitado ONLINE por esta plataforma; confira!

De acordo com uma estimativa do governo, cerca de 200 mil brasileiros perderam o emprego durante a pandemia do coronavírus. Além disso, existem os casos daqueles que perderam o trabalho pouco tempo antes da pandemia ser decretada e do isolamento social começar. Por isso, têm direito ao seguro desemprego oferecido de três a cinco meses.

publicidade
Seguro desemprego pode ser solicitado ONLINE por esta plataforma; confira!
Seguro desemprego pode ser solicitado ONLINE por esta plataforma; confira!(Imagem FDR)
publicidade

Por conta da quarentena, as agências responsáveis por receber os pedidos de seguro desemprego estão fechadas. De acordo com o Governo Federal, é possível dar entrada no requerimento de forma online.

Veja como solicitar seguro desemprego

É possível fazer o pedido através do computador ou por meio de um aplicativo de celular.

Computador

Acesse o site de Serviços do governo federal e da Secretaria de Trabalho, através do seguinte link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-o-seguro-desemprego.

Clique na opção Ministério da Economia e faça seu cadastro. Em seguida, clique na opção “Solicitar” e insira o número do seu requerimento.

Celular

Para efetuar o procedimento pelo celular é preciso efetuar o download do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. É possível baixar gratuitamente e está disponível para dispositivos Android e iOS. O processo é o mesmo realizado através do computador.

Além dessas opções, o seguro desemprego pode ser solicitado por telefone. Através do número 158. O funcionamento dessa central vai das 7h até as 19h.

Acompanhamento do resultado

Para saber se a solicitação deu resultado, o beneficiário poderá acompanhar através do aplicativo da Carteira Digital. Nele é possível saber qual o valor e a quantidade de cada parcela. Lembrando que o valor das parcelas varia de R$ 1.045 a R$ 1.813.

Caso o benefício seja negado, no aplicativo é informado o motivo e existe a opção de efetuar um recurso administrativo.

Se ainda assim houver dificuldades para ter acesso ao seguro, o beneficiário poderá entrar em contato com as Superintendências Regionais do Trabalho por e-mail. No estado de São Paulo o e-mail é: trabalho.sp@mte.gov.br.

Para entrar em contato com a superintendência de cada estado, basta trocar a sigla, ou seja, troque o sp por mg, caso você seja de Minas Gerais e aí por diante.

 

AvatarAmanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, é também redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular, finanças e programas sociais.