URGENTE! Pagamento do FIES está suspenso até o fim do estado de calamidade pública

Parlamentares sugerem suspensão do Fies por causa do novo coronavírus. Nessa semana, o Senado aprovou uma proposta que tem como finalidade cancelar (temporariamente) o pagamento das parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil. A proposta permite que os alunos permaneçam cursando suas graduações com o auxílio da União, mas não precisem prestar conta dos valores até que a crise econômica, gerada pela pandemia, seja estabilizada.  

URGENTE! Pagamento do FIES está suspenso até o fim do estado de calamidade pública (Imagem: Reprodução - Google)
URGENTE! Pagamento do FIES está suspenso até o fim do estado de calamidade pública (Imagem: Reprodução – Google)

Na reunião, os parlamentares sugeriram a criação de uma espécie de ‘Refis’ desses empréstimos, isentando os alunos das cobranças de juros e demais multas de atraso.

A sugestão já tinha sido debatida há duas semanas, mas apresentava uma suspensão de dois a quatro meses. No entanto, o novo texto determina que o pagamento fique paralisado por tempo indeterminado 

De acordo com os senadores, a proposta beneficiará milhares de brasileiros recém formados que estão encontrando dificuldades para ingressar no mercado por causa da pandemia.  

Como acontecerá o pagamento do FIES

Se o projeto for validado pela Câmara dos Deputados, o valor não quitado durante a pandemia deverá ser redistribuído nas demais parcelas do empréstimo.

O estudante poderá encerrar a dívida em até quatro parcelas semestrais, que terão como prazo de validade o dia 31 de dezembro de 2022. Ou então pode optar por 24 parcelas mensais, pagas a partir de 31 de março de 2021 com redução de 60% dos juros.  

Há também a chance de pagar em até 145 meses, a partir de janeiro de 2021, com juros menores em 40%. Por fim, o financiamento pode ser dividido em 175 meses, a partir de julho de 2021, com redução de 25% nas multas. 

O estudante, para ter acesso a isenção temporária, deverá estar em dia com as parcelas até o dia 20 de março desse ano.  

Sobre o programa  

O FIES é um programa educacional do governo federal que tem como finalidade ofertar financiamentos estudantis para que os alunos possam cursar suas graduações em universidades privadas, sob o custeio do poder público.

O valor varia de acordo com o contrato feito pelo candidato e a instituição, porém deve ser devolvido a União após a conclusão de seu curso. Para financiar seu curso é preciso ter prestado a prova do ENEM a partir da edição de 2010. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.