ENEM 2020 abre portas para SISU, PROUNI e FIES; veja como se inscrever!

PONTOS CHAVES

  • Estudantes do ensino médio podem se inscrever no Enem até o fim de maio
  • MEC anuncia realização de provas online durante o mês de novembro
  • Programas como Fies, Prouni e Sisu tem calendário divulgado 

Estudantes brasileiros precisam se preparar. Mesmo com a suspensão das aulas em diversas escolas públicas e privadas, devido à pandemia do coronavírus, o Ministério da Educação (MEC) informou, nessa segunda-feira (11), que irá manter a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas tiveram suas datas alteradas e irão ocorrer entre os dias 22 e 29 de novembro. Com a realização dos exames, os jovens também deverão se inscrever em programas como o Sisu, Prouni e Fies. Saiba mais sobre cada um deles no artigo abaixo.  

ENEM 2020 abre portas para SISU, PROUNI e FIES; Veja como se inscrever! (Imagem: Reprodução - Google)
ENEM 2020 abre portas para SISU, PROUNI e FIES; Veja como se inscrever! (Imagem: Reprodução – Google)

Para quem estar concluindo o ensino médio, o Enem é a principal porta de entrada em uma universidade. O exame é utilizado como base para a classificação nos processos seletivos das instituições públicas e também privadas, a depender de que via o aluno decidirá se matricular.  

Para poder fazer as provas, é preciso se inscrever por meio da página do Enem. O processo é simples e solicita que o candidato informe dados como nome completo, instituição de ensino, endereço, data de nascimento, número da carteira de identidade e CPF.  

Após preencher o formulário, basta confirmar as informações e gerar a guia de pagamento. Esse ano, o ministério da educação está cobrando uma taxa de R$ 85 por aluno.

No entanto, quem for da rede estadual ou municipal pode se isentar, solicitando e comprovando que obtêm uma renda mínima. A data para efetuar a prestação de contas é até o dia 28 de maio e os alunos que não fizerem não poderão participar da prova. 

Enem Digital

Pela primeira vez, o exame contará com uma realização de provas online. Quem desejar, poderá responder as questões por meio do site do MEC. O tempo de duração e modelo da avaliação será o mesmo do modelo impresso, sendo da seguinte forma: 

  • 2 domingos de provas 
  • 4 provas objetivas 
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (45 questões) 
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (45 questões) 
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45 questões) 
  • Matemática e suas Tecnologias (45 questões) 
  • 1 prova discursiva (redação) 

É válido ressaltar que, a aplicação das provas online também acontecerá nas instituições de ensino definidas pelo MEC, sob a fiscalização dos monitores dentro dos laboratórios de informática.  

No que diz respeito a versão impressa, seguirá acontecendo no mesmo molde das edições anteriores. Os alunos precisam comparecer ao local informado em seus cartões de inscrição portando um documento original com foto, caneta transparente e preta.  

Sobre o Sisu  

Sistema de Seleção Unificado também irá ocorrer. As inscrições acontecerão entre os dias 16 e 19 de junho. O programa tem como finalidade manter a ordem classificatória dos alunos nas universidades federais e estaduais. Para isso, é preciso, no cadastramento, informar a média do Enem (nesse caso, 2019) e aguardar a publicação das listas.  

O aluno deve informar o curso que deseja ingressar e avaliar se sua média é o suficiente para a classificação. A aprovação varia de acordo com a quantidade de inscrições por vaga, levando em consideração os pontos de corte e cotas sociais.  

Para quem for fazer o Enem 2020, haverá um novo processo seletivo do Sisu em janeiro de 2021.  As inscrições são totalmente online, no site do programa

Fies  

Financiamento Estudantil abrirá as inscrições para 2020.2 entre os dias 30 de junho e 3 de julho no seu site oficial. O programa é destinado para os alunos que desejam cursar suas graduações em universidades particulares, mas não podem custear o valor total da mensalidade.  

Para poder participar é preciso ter realizado o Enem a partir da edição de 2010, e atender aos requisitos básicos de renda. Os valores variam de acordo com os descontos desejados e deverão ser pagos ao governo em até 5 anos após a conclusão do curso.  

Prouni  

Já para quem desejar ter acesso a uma bolsa integral ou parcial em universidade particular, as inscrições do Programa Universidade Para Todos começam no dia 23 de junho e vai até o dia 26. 

O programa permite que os alunos de renda básica possam estudar nas instituições privadas tendo suas mensalidades custeadas pelo governo federal.  

O valor do desconto varia entre 25%, 50%, 75% e 100%, a depender da parceria do MEC com a instituição de ensino escolhida, nota e situação financeira do aluno. Quem for tentar o Prouni precisa ficar atento ao número de vagas por curso e área de conhecimento. 

 

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.