Atenção! MEC divulga calendário do SISU, PROUNI e FIES; confira

Mesmo em tempos de pandemia, Ministério da Educação mantem seu cronograma e divulga as datas de inscrições dos projetos universitários. Nessa segunda-feira (11), o MEC já havia informado que ocorrerá a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas estavam sob a ameaça de suspensão, por causa do coronavírus, mas foram mantidas em regime especial. Hoje (12) foram atualizados os calendários do segundo semestre para SISU, FIES e PROUNI.

publicidade
Atenção! MEC divulga calendário do SISU, PROUNI e FIES; confira (Imagem: Reprodução - Google)
Atenção! MEC divulga calendário do SISU, PROUNI e FIES; confira (Imagem: Reprodução – Google)
publicidade

Os alunos que forem participar, pela primeira vez, do ENEM terão a oportunidade de responderem as questões online. Normalmente, os exames são realizados nos centros educacionais de todo o país e a participação presencial é de caráter obrigatório.  

No entanto, desde o ano passado o governo Bolsonaro avaliava a possibilidade de fazer as provas online. Até então, a proposta estava apenas em avaliação, mas foi adotada mediante a necessidade do isolamento social.  

Para participar, os candidatos devem realizar seus cadastros, por meio da página do Enem, até o dia 22 de maio. A aplicação das provas ocorrerá entre os dias 22 e 29 de novembro, podendo ser feitas online ou presencialmente. As informações sobre as regras de aplicação ainda não foram divulgadas. 

Sisu 

Outra data anunciada foi a da participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O programa oferta milhares de vagas das universidades federais e estaduais e solicita as notas do Enem do ano anterior como requisito para ingresso, tendo que apresentar uma nota da redação acima de zero.

Quem desejar participar do processo seletivo do SISU no segundo semestre, deve se inscrever entre os dias 16 e 19 de junho no site do sistema.  

Prouni 

Para quem desejar tentar uma bolsa de estudos nas universidades privadas, as inscrições do Programa Universidade Para Todos também estão mantidas. Os interessados deverão se cadastrar entre os dias 23 e 26 de junho, cumprindo os requisitos básicos de renda e desempenho no Enem.

As bolsas podem ser integrais ou então com reajustes de 25%, 50% e até 75% a depender da média do aluno. O processo de inscrição também é online, no portal do PROUNI. 

Fies 

Por fim, há oportunidade para quem desejar ingressar nas universidades particulares por meio do financiamento estudantil (Fies). As inscrições ocorrerão entre 30 de junho e 3 de julho e solicitam também a nota do Exame, comprovantes de renda entre três até cinco salários mínimos e desempenho escolar. Os descontos variam de acordo com a situação de cada cadastrado.  

 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco e formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.