Atenção! MEC divulga calendário do SISU, PROUNI e FIES; confira

Mesmo em tempos de pandemia, Ministério da Educação mantem seu cronograma e divulga as datas de inscrições dos projetos universitários. Nessa segunda-feira (11), o MEC já havia informado que ocorrerá a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas estavam sob a ameaça de suspensão, por causa do coronavírus, mas foram mantidas em regime especial. Hoje (12) foram atualizados os calendários do segundo semestre para SISU, FIES e PROUNI.

Atenção! MEC divulga calendário do SISU, PROUNI e FIES; confira (Imagem: Reprodução - Google)
Atenção! MEC divulga calendário do SISU, PROUNI e FIES; confira (Imagem: Reprodução – Google)

Os alunos que forem participar, pela primeira vez, do ENEM terão a oportunidade de responderem as questões online. Normalmente, os exames são realizados nos centros educacionais de todo o país e a participação presencial é de caráter obrigatório.  

No entanto, desde o ano passado o governo Bolsonaro avaliava a possibilidade de fazer as provas online. Até então, a proposta estava apenas em avaliação, mas foi adotada mediante a necessidade do isolamento social.  

Para participar, os candidatos devem realizar seus cadastros, por meio da página do Enem, até o dia 22 de maio. A aplicação das provas ocorrerá entre os dias 22 e 29 de novembro, podendo ser feitas online ou presencialmente. As informações sobre as regras de aplicação ainda não foram divulgadas. 

Sisu 

Outra data anunciada foi a da participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O programa oferta milhares de vagas das universidades federais e estaduais e solicita as notas do Enem do ano anterior como requisito para ingresso, tendo que apresentar uma nota da redação acima de zero.

Quem desejar participar do processo seletivo do SISU no segundo semestre, deve se inscrever entre os dias 16 e 19 de junho no site do sistema.  

Prouni 

Para quem desejar tentar uma bolsa de estudos nas universidades privadas, as inscrições do Programa Universidade Para Todos também estão mantidas. Os interessados deverão se cadastrar entre os dias 23 e 26 de junho, cumprindo os requisitos básicos de renda e desempenho no Enem.

As bolsas podem ser integrais ou então com reajustes de 25%, 50% e até 75% a depender da média do aluno. O processo de inscrição também é online, no portal do PROUNI. 

Fies 

Por fim, há oportunidade para quem desejar ingressar nas universidades particulares por meio do financiamento estudantil (Fies). As inscrições ocorrerão entre 30 de junho e 3 de julho e solicitam também a nota do Exame, comprovantes de renda entre três até cinco salários mínimos e desempenho escolar. Os descontos variam de acordo com a situação de cada cadastrado.  

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.