PONTOS CHAVES
- Estudantes do ensino médio podem se inscrever no Enem até o fim de maio
- MEC anuncia realização de provas online durante o mês de novembro
- Programas como Fies, Prouni e Sisu tem calendário divulgado
Estudantes brasileiros precisam se preparar. Mesmo com a suspensão das aulas em diversas escolas públicas e privadas, devido à pandemia do coronavírus, o Ministério da Educação (MEC) informou, nessa segunda-feira (11), que irá manter a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas tiveram suas datas alteradas e irão ocorrer entre os dias 22 e 29 de novembro. Com a realização dos exames, os jovens também deverão se inscrever em programas como o Sisu, Prouni e Fies. Saiba mais sobre cada um deles no artigo abaixo.
Para quem estar concluindo o ensino médio, o Enem é a principal porta de entrada em uma universidade. O exame é utilizado como base para a classificação nos processos seletivos das instituições públicas e também privadas, a depender de que via o aluno decidirá se matricular.
Para poder fazer as provas, é preciso se inscrever por meio da página do Enem. O processo é simples e solicita que o candidato informe dados como nome completo, instituição de ensino, endereço, data de nascimento, número da carteira de identidade e CPF.
Após preencher o formulário, basta confirmar as informações e gerar a guia de pagamento. Esse ano, o ministério da educação está cobrando uma taxa de R$ 85 por aluno.
No entanto, quem for da rede estadual ou municipal pode se isentar, solicitando e comprovando que obtêm uma renda mínima. A data para efetuar a prestação de contas é até o dia 28 de maio e os alunos que não fizerem não poderão participar da prova.
Enem Digital
Pela primeira vez, o exame contará com uma realização de provas online. Quem desejar, poderá responder as questões por meio do site do MEC. O tempo de duração e modelo da avaliação será o mesmo do modelo impresso, sendo da seguinte forma:
- 2 domingos de provas
- 4 provas objetivas
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (45 questões)
- Ciências Humanas e suas Tecnologias (45 questões)
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45 questões)
- Matemática e suas Tecnologias (45 questões)
- 1 prova discursiva (redação)
É válido ressaltar que, a aplicação das provas online também acontecerá nas instituições de ensino definidas pelo MEC, sob a fiscalização dos monitores dentro dos laboratórios de informática.
No que diz respeito a versão impressa, seguirá acontecendo no mesmo molde das edições anteriores. Os alunos precisam comparecer ao local informado em seus cartões de inscrição portando um documento original com foto, caneta transparente e preta.
Sobre o Sisu
O Sistema de Seleção Unificado também irá ocorrer. As inscrições acontecerão entre os dias 16 e 19 de junho. O programa tem como finalidade manter a ordem classificatória dos alunos nas universidades federais e estaduais. Para isso, é preciso, no cadastramento, informar a média do Enem (nesse caso, 2019) e aguardar a publicação das listas.
O aluno deve informar o curso que deseja ingressar e avaliar se sua média é o suficiente para a classificação. A aprovação varia de acordo com a quantidade de inscrições por vaga, levando em consideração os pontos de corte e cotas sociais.
Para quem for fazer o Enem 2020, haverá um novo processo seletivo do Sisu em janeiro de 2021. As inscrições são totalmente online, no site do programa.
Fies
O Financiamento Estudantil abrirá as inscrições para 2020.2 entre os dias 30 de junho e 3 de julho no seu site oficial. O programa é destinado para os alunos que desejam cursar suas graduações em universidades particulares, mas não podem custear o valor total da mensalidade.
Para poder participar é preciso ter realizado o Enem a partir da edição de 2010, e atender aos requisitos básicos de renda. Os valores variam de acordo com os descontos desejados e deverão ser pagos ao governo em até 5 anos após a conclusão do curso.
Prouni
Já para quem desejar ter acesso a uma bolsa integral ou parcial em universidade particular, as inscrições do Programa Universidade Para Todos começam no dia 23 de junho e vai até o dia 26.
O programa permite que os alunos de renda básica possam estudar nas instituições privadas tendo suas mensalidades custeadas pelo governo federal.
O valor do desconto varia entre 25%, 50%, 75% e 100%, a depender da parceria do MEC com a instituição de ensino escolhida, nota e situação financeira do aluno. Quem for tentar o Prouni precisa ficar atento ao número de vagas por curso e área de conhecimento.