Anunciada como uma das medidas do governo federal durante a pandemia do novo coronavírus, o auxílio emergencial visa garantir aos brasileiros em situação de vulnerabilidade social, um suporte financeiro durante a crise. A Caixa Econômica Federal é o único banco responsável por repassar o valor.
De acordo com comunicado divulgado pela Caixa Econômica Federal nesta semana, o repasse de R$ 82 milhões será realizado pela União. O dinheiro é destinado ao pagamento do auxílio.
Vale lembrar que a contratação da Caixa para realizar a operação de destinação dos recursos foi feita sem licitação. O acordo foi assinado no dia 8 de abril. Instituição recebe por cada operação do auxílio o valor de R$ 0,80.
De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, este valor cobrado é o menor para os programas oferecidos pela companhia. O contrato de repasse foi assinado e tem vigência de nove meses.
Em entrevista a Folha de São Paulo, o presidente destacou que a Caixa não é responsável pela realização dos requerimentos dos benefícios.
Processo de solicitação do benefício e demais pontos são feitos pela Dataprev, a qual é responsável pelo cruzamento de dados ao Ministério da Cidadania.
Este órgão é o responsável pela autorização dos pagamentos. Quando questionados sob a relação das filas e as grandes provocações feitas sob as dificuldades no acesso dos aplicativos da Caixa, como o Caixa Tem, presidente foi enfático.
Segundo o mesmo, as filas foram praticamente zeradas. Medidas foram implementadas como a antecedência na abertura das agências para realizar o atendimento de forma presencial.
Além disto, aos sábados também há o funcionamento das agências e reforço na equipe de vigilantes e atendentes, parcerias com prefeituras e ajustes na tecnologia. Ainda de acordo com ele, primeira parcela já está quase finalizando os pagamentos.
Mesmo com o encerramento, ainda há 17 milhões de pessoas que fizeram o requerimento no sistema da Caixa e ainda estão à espera do dinheiro. Previsão para liberação de resposta às análises é nesta terça (12).
Dados ainda pontuam que 6% dos 50 milhões de pessoas que receberam o auxílio ainda não sacaram o recurso. Os novos pagamentos devem ser feitos ainda esta semana.
Calendário de pagamentos da segunda parcela do auxílio emergencial deve ser anunciado nesta terça (12) pelo Ministério da Cidadania. Com ele em mãos, a Caixa criará esquema de pagamentos diferenciado, no qual evita que as aglomerações nas agências do banco.