E-commerce: passo a passo COMPLETO para criar uma loja virtual do zero

A quarentena e o isolamento social parecem aumentar de duração a cada semana, com isso criar uma loja virtual para vender seu produtos pode se tornar uma estratégia muito importante. As possibilidades para se montar um e-commerce podem ser muito variadas, tanto em variedade quanto em custos.

E-commerce: passo a passo COMPLETO para criar uma loja virtual do zero
E-commerce: passo a passo COMPLETO para criar uma loja virtual do zero (Imagem: Reprodução Google)

Para quem ainda é novato nesse universo on-line, essa pode até parecer uma tarefa difícil, mas acredite, não é!

Para te ajudar nesse começo que pode parecer complicado, vamos listar o passo a passo completo para ter a sua loja on-line vendendo.

Por que vender on-line é um bom negócio?

Antes de começar o seu e-commerce, você precisa entender o motivo desse passo ser tão importante. Recentemente analisei se uma das soluções para a crise no comércio poderia estar nas vendas on-line, e a resposta é sim!

Em primeiro lugar temos o contexto de vendas atual, com as medidas de isolamento social é muito mais fácil vender de maneira virtual.

Além de proteger você e seus funcionários, você também dá uma possibilidade mais segura para o seu cliente.

Mesmo após o retorno do isolamento, o que ainda não temos como estimar, o comportamento dos consumidores ainda será diferente, a tendência é que priorizem as compras on-line.

Agora que está clara a importância de construir o seu e-commerce, vamos ao primeiro passo para ter o seu!

1º Passo: escolha um nome para o domínio do e-commerce

Chamados de domínio, o nome do seu site: www.minhaloja.com . É importante pensar em um domínio que seja marcante e que resuma sua atividade.

Além de ficar bem ranqueado nas páginas de busca, falaremos melhor disto depois, é importante pensar em um domínio que fique gravado rapidamente nos clientes e que possa ser encontrado com facilidade.

Para usar o domínio será necessário pesquisar se alguém já está usando ele, se estiver livre você terá que registrá-lo em seu nome, e isso geralmente tem um custo.

2º Passo: escolha o serviço de hospedagem e o plano ideal

No início da sua loja existem dois serviços que podem ser cobrados ou não: O domínio e a hospedagem do site.

Eu digo que podem ou não ser cobrados, pois existem empresas que permitem a criação de um domínio com hospedagem gratuita, por exemplo:

A desvantagem de escolher os planos gratuitos é que o seu domínio terá que ter o nome da empresa no meio, ou seja, os cliente vão saber que a sua loja está com no plano gratuito e isso pode passar uma imagem ruim.

Os planos pagos, além de te darem um suporte maior, também têm planos bem acessíveis. Separamos algumas empresas que podem ser interessantes:

  • Loja UOL: a partir de R$ 59,99 por mês;
  • Hostgator: a partir de R$ 8,99 por mês (necessário pagar por um ano);
  • WIX: a partir de R$ 19,00 por mês.

Existem outras opções no mercado, mas no geral, quanto maior o suporte e a quantidade de recursos na sua loja, maior também o custo.

3º Passo: abrir CNPJ

Para poder enviar as entregas pelo correio ou transportadora será necessário emitir as notas fiscais dos produtos. Para isso é necessário possuir a empresa aberta.

O mais indicado é começar com o registro de Microempreendedor Individual (MEI), pois os custos são mais baixos e o processo de abertura é muito mais rápido.

Com o MEI já possível emitir notas fiscais, mas é necessário acompanhar o faturamento da loja, já que a modalidade tem o teto de R$ 6.000 por mês.

4. Passo: escolher a logística

Com a empresa aberta já é possível emitir notas fiscais e enviar suas mercadorias via Correios, por exemplo.

Agora é hora de estabelecer a logística de entregas. As entregas podem ser feitas por correio, transportadora ou até motoboy.

Também será necessário que alguém fique responsável por receber os pedidos da loja e embalar e enviar as vendas.

Dependendo do serviço de hospedagem, é possível integrar sua loja com os Correios e serviços de entrega. Assim após receber um pedido, você já tem a etiqueta necessária para enviar a encomenda.

5º Passo: cadastrar meios de pagamento do e-commerce

Agora também já possível criar uma conta para receber os pagamentos on-line, assim os clientes podem pagar no boleto e no de crédito.

Exemplo de serviços de pagamentos que você pode utilizar:

6º Passo: cadastrar produtos e lançar sua loja

Agora que toda a estrutura de pagamentos e entregas já está montada, você pode cadastrar os produtos e preços.

Aproveite para criar contas da loja no maior número de redes sociais, assim você pode avisar os clientes de ofertas e promoções.

7° Passo: investir em redes sociais e atendimento online ao público

Com a plataforma concluída, é hoje de divulgá-la! Redes sociais como Instagram e Facebook podem ser ótimos amigos do lojista. Ambas possuem plataformas de vendas super flexíveis para o seu negócio.

Mas, a aposta ideal é ter um Whatsapp comercial, com informações sobre a sua loja e atendimento rápido e eficiente para sanar possíveis dúvidas dos clientes.