Os trabalhadores que tem direito ao auxílio emergencial do governo e que não tinham conta em banco, receberam da Caixa gratuitamente uma conta poupança digital para ter o valor de seu auxílio depositado nela. Na conta, o trabalhador consegue movimentar seu auxílio e realizar funções importantes. Toda a movimentação é realizada pelo aplicativo Caixa Tem.
Através do Caixa Tem, o trabalhador pode escolher transferir o valor do auxílio para alguma outra conta bancária, sua ou de outra pessoa.
A Caixa diz que as pessoas que tem o dinheiro nessa poupança digital poderão neste momento realizar apenas pagamento de contas e fazer até três transferências gratuitas por mês. Os saques serão liberados aos poucos, com início no dia 27 de abril.
Pelo app também é possível acessar informações sobre benefícios e programas sociais, além de obter informações referentes a vida do trabalhador como FGTS, Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego.
Os usuários que tem conta na Caixa também podem fazer a consulta de saldo e extrato, realizar pagamentos e transferências de até R$ 600 por transação e até R$ 1 mil por dia.
Como acessar a poupança digital
- Faça o download do aplicativo CaixaTem na App Store ou Google Play
- Faça o Login com seu CPF e crie uma senha numérica de 6 dígitos que é criada no primeiro acesso
- Depois de entrar, escolha o serviço que você deseja e digitar o que for solicitado
- Para acessar informações da sua conta, fazer pagamentos e transferências com a mesma senha de acesso, você precisa colocar o número do seu celular e aguardar uma mensagem SMS com um código para confirmar sua identificação.
Problemas no aplicativo
Nos últimos dias, a hashtag #CaixaTemNaoFunciona, foi um dos assuntos mais comentados do Twitter, gerando grande repercussão.
Segundo informações da Caixa, foram 44,5 milhões milhões de cadastros para o recebimento do auxílio emergencial. O montante liberado pela Caixa até o momento é de R$16,3 bilhões pagos a 22,2 milhões de pessoas.
O APP ‘Caixa Tem’ já conta com mais de 50 milhões de downloads. A Caixa não se manifestou sobre as reclamações dos usuários referentes aos problemas encontrados no aplicativo da conta poupança digital.
Nas redes sociais, postagens sugerem que as pessoas se dirijam a uma agência para reclamar dos problemas na plataforma, porém o aplicativo foi criado justamente para se evitar idas as agências. A principal recomendação em meio a pandemia do novo coronavírus é permanecer em casa.