PIS/PASEP finaliza saque em maio e 2,4 milhões ainda não receberam

Anualmente o benefício do PIS/Pasep é liberado para os trabalhadores de baixa renda como um 14° salário. No próximo dia 29 de maio se encerra o prazo para retirada do benefício que tem como referência o ano de 2018. Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), cerca de 2,4 milhões de pessoas ainda não sacaram o dinheiro. De acordo com o Governo Federal, o valor parado é de R$ 1,6 bilhão.

PIS/PASEP finaliza saque em maio e 2,4 milhões ainda não receberam
PIS/PASEP finaliza saque em maio e 2,4 milhões ainda não receberam (Montagem/ FDR)

O último lote do auxílio foi depositado no dia 19 de março desse ano, porém ainda é possível que o saldo seja movimentado até a data informada como limite.

Mesmo sem sacar, o usuário continua tendo acesso ao benefício, pois de acordo com a Secretaria de Trabalho, do Ministério da Economia, o prazo é de 5 anos para prescrever e para que trabalhador continue tendo direito ao benefício do PIS/Pasep.

No entanto, caso deixe o vencimento passar, será necessário entrar com uma ordem judicial informando qual motivo levou o trabalhador a não receber o benefício. Lembrando que o saldo não é acumulativo, e no calendário seguinte tem início uma nova remessa.

Quem tem direito ao PIS/PASEP?

Desde o ano passado, em 25 de julho de 2019, aproximadamente 19 milhões de trabalhadores receberam o abono e foi movimentado cerca de R$ 15 bilhões.

Este é um benefício garantido aos trabalhadores inscritos no fundo PIS/Pasep e que tenham no mínimo cinco anos de registro em carteira.

Além disso, é necessário ter remuneração mensal de até dois salários mínimos no ano base. Isto é, o ano anterior ao início do calendário, para essa rodada que finaliza em 29 de maio, vale o ano de 2018.

Outro detalhe é que a pessoa precisa ter 30 dias, no mínimo, de trabalho no ano base e suas informações precisam estar no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

A diferença entre os benefícios é que o PIS (Programa de Integração Social) é para os trabalhadores que prestam serviço em empresas da rede privada. Já no caso do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), o valor beneficia os servidores do sistema público de trabalho.

Como citado, os valores ficam disponíveis até o dia 29 de maio e o próximo benefício, referente ao ano base 2019 se iniciará em 16 de julho deste ano.

O ideal é que os beneficiários consultem essas informações através do site ou aplicativo da Caixa para o PIS. E site do Banco do Brasil para o PASEP.

Isso é necessário para evitar aglomerações em agências bancárias e casas lotéricas. O app está disponível na Google Play Store e Apple Store.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!