Saque do PIS/PASEP de ano-base 2018 foi antecipado e termina no próximo mês

O governo federal antecipou o saque do PIS/PASEP para aqueles que trabalharam com carteira assinada no ano de 2018, a nova data para o saque é até o dia 29 de maio

Saque do PIS/PASEP de ano-base 2018 foi antecipado e termina no próximo mês
Saque do PIS/PASEP de ano-base 2018 foi antecipado e termina no próximo mês (Foto:FDR)

O calendário teve início em julho do ano passado e o prazo final de saque seria até 30 de junho.

O governo anunciou no início do mês passado que irá transferir o saldo retroativo não sacado do PIS/Pasep para o FGTS, para permitir novos saques.

Essa medida também faz parte do pacote de ajuda para minimizar os impactos da crise por conta do coronavírus. 

O abono salarial é depositado para os trabalhadores de baixa renda e é considerado um 14º salário. O governo estima um impacto de R$21,5 bilhões aos cofres públicos.  

Podem receber o abono salarial aqueles que receberam até dois salários mínimos mensais com carteira assinada, e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2018.

É necessário ainda estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O valor de saque do PIS/PASEP pode chegar a um salário mínimo, ou seja, R$1.045 e é proporcional ao número de meses trabalhados no ano anterior.

O PIS, pago para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos nos meses de maio e junho e que possuem caderneta de poupança na Caixa, receberam o seu dinheiro de forma automática. 

Aqueles que não são clientes do banco devem possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada, podendo se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica.

Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.                                 

Informações sobre o PIS também podem ser obtidas pelo telefone 0800-726-02-07 da Caixa. O trabalhador pode fazer uma consulta ainda no site www.caixa.gov.br/PIS, em Consultar Pagamento. Para isso, é preciso ter o número do NIS (PIS/Pasep) em mãos.

Já para os Pasep, que é pago aos servidores públicos, militares e empregados de empresas públicas. O dinheiro é pago pelo Banco do Brasil, creditado automaticamente.

Caso isso não tenha ocorrido, é necessário procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Para mais informações ligue para o telefone 0800-729 00 01, ou acesse o site do banco.