Nessa semana, o Banco Central informou que as pessoas que estão em grupos de consórcio poderão solicitar os saques completos de seus financiamentos. A medida funcionará até o dia 31 de dezembro e poderá ser solicitada por todos aqueles que desejam comprar um imóvel ou arrecadar fundos para lidar com a crise financeira.
Para poder ter acesso ao valor, o cidadão presará ter quitados suas obrigações com o grupo administrador do consócio, ou seja, ele deverá ter quitado toda a quantia estipulada por sua cota. Desse modo, com o dinheiro já em mãos da empresa fornecedora, poderá ter acesso ao valor estimado em seu financiamento.
De acordo com o Banco Central, a medida é mais uma das ações inclusas no pacote de contenção da crise econômica gerada pelo coronavírus. A instituição alegou que, com o valor liberado, a população deverá injetar mais dinheiro na economia nacional, fazendo com que o PIB se desenvolva.
Avaliação do mercado sobre a mudança no consórcio
Para os fornecedores desse serviço, a ação será benéfica e proporcionará uma maior rotatividade ao mercado. Márcio Kogut, CEO da Mycon, fintech de consórcio, explica que o cenário é propício para a amplificação dos consórcios e que caberá ao setor aproveitar a oportunidade que beneficiará ambos os lados.
“Hoje a estimativa é que existam 34 bilhões de reais em crédito de pessoas já contempladas com a carta que não retiraram o dinheiro porque não precisavam comprar um bem. Muitas usam a modalidade como alavancagem financeira. Isso porque o consórcio dá rentabilidade maior do que a poupança, pois é corrigido pelo IPCA e IGPM. Entre eles há quem tenha pago 50%, 80% do consórcio. Agora, eles vão poder dar lance para pagar o restante porque sabem que vão receber dinheiro.”
Kogut explica que, para aqueles que pagaram mais de 50% da cota, o investimento será ainda maior, tendo em vista que o retorno financeiro ficará equivalente ao valor investido.
“Por exemplo, para alguém que já pagou 50.000 reais de uma cota de 100.000 reais, a administradora permite usar até 30% do crédito como lance de quitação. Ou seja, poderá usar 30.000 reais. Precisará então tirar 20.000 reais do bolso para pagar o lance. Se for contemplado, vai receber 70% do valor para usar no que for necessário. A administradora vai retirar os 30.000 reais do valor.”
Além de amplificar o valor da liberação, o BC mudou também os prazos para a formulação dos grupos de consórcio, que agora passará a ser de 180 dias.