Contemplados em consórcio farão saque completo da cota NESTA condição

Nessa semana, o Banco Central informou que as pessoas que estão em grupos de consórcio poderão solicitar os saques completos de seus financiamentos. A medida funcionará até o dia 31 de dezembro e poderá ser solicitada por todos aqueles que desejam comprar um imóvel ou arrecadar fundos para lidar com a crise financeira.  

Contemplados em consórcio podem fazer saque completo da cota NESTA condição (Imagem: Reprodução - Google)
Contemplados em consórcio podem fazer saque completo da cota NESTA condição (Imagem: Reprodução – Google)

Para poder ter acesso ao valor, o cidadão presará ter quitados suas obrigações com o grupo administrador do consócio, ou seja, ele deverá ter quitado toda a quantia estipulada por sua cota. Desse modo, com o dinheiro já em mãos da empresa fornecedora, poderá ter acesso ao valor estimado em seu financiamento.  

De acordo com o Banco Central, a medida é mais uma das ações inclusas no pacote de contenção da crise econômica gerada pelo coronavírus. A instituição alegou que, com o valor liberado, a população deverá injetar mais dinheiro na economia nacional, fazendo com que o PIB se desenvolva.  

Avaliação do mercado sobre a mudança no consórcio 

Para os fornecedores desse serviço, a ação será benéfica e proporcionará uma maior rotatividade ao mercado. Márcio Kogut, CEO da Myconfintech de consórcio, explica que o cenário é propício para a amplificação dos consórcios e que caberá ao setor aproveitar a oportunidade que beneficiará ambos os lados.  

Hoje a estimativa é que existam 34 bilhões de reais em crédito de pessoas já contempladas com a carta que não retiraram o dinheiro porque não precisavam comprar um bem.  Muitas usam a modalidade como alavancagem financeira. Isso porque o consórcio dá rentabilidade maior do que a poupança, pois é corrigido pelo IPCA e IGPM. Entre eles há quem tenha pago 50%, 80% do consórcio. Agora, eles vão poder dar lance para pagar o restante porque sabem que vão receber dinheiro.”  

Kogut explica que, para aqueles que pagaram mais de 50% da cota, o investimento será ainda maior, tendo em vista que o retorno financeiro ficará equivalente ao valor investido.  

“Por exemplo, para alguém que já pagou 50.000 reais de uma cota de 100.000 reais, a administradora permite usar até 30% do crédito como lance de quitação. Ou seja, poderá usar 30.000 reais. Precisará então tirar 20.000 reais do bolso para pagar o lance. Se for contemplado, vai receber 70% do valor para usar no que for necessário. A administradora vai retirar os 30.000 reais do valor.” 

Além de amplificar o valor da liberação, o BC mudou também os prazos para a formulação dos grupos de consórcio, que agora passará a ser de 180 dias

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.