Nesta quinta-feira (30) mais 3,6 milhões de pessoas vão receber a primeira parcela do auxílio emergencial de R$600, totalizando um repasse de R$2,6 bilhões em recursos.
O grupo que será contemplado hoje é composto por 1,7 milhão de trabalhadores informais que se inscreveram pelo aplicativo da Caixa ou pelo site, além de 1.918.047 beneficiários do Bolsa Família que têm o último dígito do NIS igual a 0.
Aqueles que não possuem conta em banco, o pagamento é realizado por meio da poupança digital da Caixa, que faz transferência e pagamentos de boleto.
Porém, o saque em dinheiro só poderá ser feito de acordo com a data de nascimento, de forma escalonada para evitar as aglomerações nas agências.
Hoje, podem solicitar o saque os beneficiários nascidos em julho e agosto. Os saques podem ser realizados nos caixas eletrônicos e nas lotéricas.
Os que fazem aniversário nos meses de setembro e outubro, podem efetuar a transação a partir de sábado, mas só poderão sacar na segunda-feira (4) e os nascidos em novembro e dezembro podem solicitar no dia 5 de maio.
Os trabalhadores podem sacar o auxílio emergencial nos caixas eletrônicos e casas lotéricas em todo o país, sem a necessidade de usar um cartão. Mas, para isso, precisam solicitar o serviço pelo aplicativo Caixa TEM.
A Caixa pede para que os beneficiários atualizem o aplicativo antes de solicitar o saque e que só façam a geração do código quando já estiver na lotérica ou no caixa eletrônico. Até agora, não há outra forma de solicitar o saque.
Nesta segunda-feira (27), a Caixa fez o pagamento do auxílio para 39,1 milhões de pessoas.
Esse grupo inclui beneficiários inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), quanto os trabalhadores informais e MEIs que fizeram o cadastro no site ou aplicativos da Caixa.
Poupança do auxílio emergencial
A conta criada pela Caixa é uma poupança gratuita e isenta de cobrança de tarifas de manutenção, e poderá ser movimentada por meio do aplicativo Caixa TEM.
Os trabalhadores incluídos no Cadastro Único até o dia 20 de março que tinham direito ao auxílio que não tiverem conta identificada, terão aberta automaticamente pela Caixa a conta poupança social digital.
As contas serão abertas para os trabalhadores que se inscreveram no Auxílio Emergencial através do aplicativo ou do site e não tinham conta em outro banco.
Aqueles que receberem o crédito do auxílio por meio da conta digital podem efetuar transferências ilimitadas entre contas da Caixa ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias. Além disso, podem pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras.