Conta de energia traz novidades para o mês de maio

Conta de energia ficará ainda mais barata durante o mês de maio. Na última semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica informou que o cálculo final das tarifas continuará tendo como base a Bandeira Verde. Trata-se da isenção de cobranças extras por cima do consumo, responsável por encarecer a conta. Ainda de acordo com o órgão, os principais motivos da decisão estão relacionados a crise do Covid-19 e aos índices de chuva dos últimos dias.  

Conta de energia traz novidades para o mês de maio (Foto: Reprodução - Google)
Conta de energia traz novidades para o mês de maio (Foto: Reprodução – Google)

A Aneel explicou que, com as águas que caíram no mês de abril, os principais reservatório das hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentaram uma boa recuperação de volume, fazendo com que não se precisasse de acionamento das termelétricas.

Além disso, com a necessidade do isolamento social, ocasionado pelo Covid-19, as empresas vêm reavaliando as formas de consumo.  

“Essa perspectiva refletiu-se na manutenção do preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) e dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) em patamares reduzidos”, explicou a Aneel em um comunicado, justificando que o PLD e o GSF são as duas variáveis responsáveis por determinar a cor da bandeira a ser acionada. 

Como calcular a tarifa da conta de energia

Para poder determinar os valores finais da conta de energia, a ANEEL adotou um sistema de taxas titulado por cor. Nele, os consumidores encontram as coreVerde (tarifa mais barata), Amarela (intermediária) e a Vermelha (mais cara).  

Quando a bandeira fica verde, significa que não vai haver nenhuma cobrança extra no consumo do mês. Já quando fica entre amarela e vermelha, é sinal de que a população deverá pagar entre R$ 1,343 a R$ 6,243 para cada quilowatts- hora consumido. 

Medidas do Covid-19 

Diante do atual cenário de calamidade pública, diversas regiões do país estão passando por modificações quanto aos prazos de cobrança.

O governo federal determinou que o prazo para a quitação das contas deve ser ampliado em até 90 dias e, além disso, durante esse período as distribuidoras não poderão cortar a energia de quem está inadimplente 

Há também reajustes na contabilidade e ampliação de tarifas sociais, desenvolvidas para as pessoas de baixa renda, de modo que torne as contas ainda mais baratas. 
 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.