O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), precisou mudar algumas regras por conta da pandemia de coronavírus que atinge o nosso país, nos últimos dois meses.
O vírus é transmitidos por meio de partículas como saliva, espirro e etc. Para evitar aglomerações, o órgão fechou as agências e os seus atendimentos estão suspensos pelo menos até o dia 30 de abril.
Serão mantidos apenas os atendimentos agendados para cumprir as exigências de requerimentos de benefícios previdenciários e assistenciais, perícias médicas previdenciárias e avaliações.
Os acompanhantes serão permitidos apenas em situações indispensáveis. A maior parte dos serviços podem ser realizadas pelos canais digitais
Meu INSS
Os beneficiários podem utilizar os serviços pelo Meu INSS. Ao acessar o aplicativo, o trabalhador tem as principais informações de sua vida, como o tempo em que já contribuiu para o INSS.
Na tela principal, irá aparecer os serviços mais utilizados pelos trabalhadores e em destaque os ícones dos serviços que mais são procurados pelos usuários.
Sendo assim, o Meu INSS irá apresentar o tempo que falta para o contribuinte se aposentar por idade e outro por tempo de contribuição.
O usuário pode acessar as informações completas sobre a sua vida como trabalhador, para isso basta acessar a opção Extrato Previdenciário (CNIS). O trabalhador pode baixar esse extrato em pdf para facilitar a visualização e para ter com ele sempre que preciso.
Desde o mês de maio, a forma de se cadastrar e obter a senha para acessar o Meu INSS também mudou.
Caso o usuário ainda não seja cadastrado no Meu INSS, é preciso acessar o site acesso.gov.br e se inscrever.
A mudança faz parte da ação do Governo para unificar os logins, portais e sites institucionais a fim de facilitar a vida do cidadão que busca os serviços públicos na internet.
A senha inicial do Meu INSS também pode ser obtida pelos sites dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob, Sicredi.
Caso o contribuinte ainda tenha dúvidas o beneficiário pode ligar no telefone 135 e tirar suas dúvidas com os atendentes.