IRPF: Veja como doar parte do seu imposto para ações sociais

O brasileiro é conhecido por sua generosidade e disposição para ajudar o próximo. Agora o contribuinte pode doar uma parte de seu IRPF para projetos sociais. A forma de como fazer está no próprio programa da declaração do Imposto de Renda 2020 que permite doar até 6% do imposto devido ou da restituição.

IRPF: Veja como doar parte do seu imposto para ações sociais
IRPF: Veja como doar parte do seu imposto para ações sociais (Foto: Google)

Para este ano, foi lançada uma novidade que permite que o contribuinte doe diretamente na declaração, os recursos para fundos que são administrados por conselhos municipais, estaduais e nacionais direcionados aos idosos.

Leia Mais: IRPF 2020: ESTES 5 erros podem te prejudicar na declaração

A listagem com os fundos que estão aptos a receber o dinheiro doado pelo contribuinte, consta no programa que gera a declaração do Imposto de Renda, porém, não é possível escolher uma instituição.

No momento que a doação for selecionada, o sistema vai emitir um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) que deve ser paga até 30 de junho, juntamente com o Imposto de Renda. Destacamos que não é possível parcelar a doação.

As doações totais tem limite de 6% do IRPF devido pelo contribuinte ou de sua restituição, e até 3% pode ser usado em cada categoria. O contribuinte que quiser, pode efetuar uma doação maior, mas o valor não pode ser abatido do imposto a ser pago.

Como fazer a doação com o IRPF?

No momento do preenchimento da declaração do Imposto, o contribuinte tem a opção de escolher o fundo do idoso ou o Estatuto da Criança e do Adolescente para fazer sua doação e a esfera de atuação que pode ser nacional, estadual ou municipal. Como foi dito não é possível escolher uma instituição específica.

É exigido que se escolha o modelo completo da declaração, conferir o valor do imposto devido e confirmar a opção “Doações Diretamente na Declaração”.

No formulário, clique no botão “novo” e escolha o fundo. Na sequência, informe o valor da sua doação, sempre dentro do limite de 3% do imposto devido para cada fundo e 6% de doações totais. Por fim, programa vai gerar o Darf, que precisa ser pago até 30 de junho, sem opção de parcelamento.

Leia Mais: IRPF 2020: quem já entregou declaração ainda pode mudar data de pagamento

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2020 no site da Receita Federal, foi ampliado e termina no dia 30 de junho. Fique atento a nova data.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.