Saiba quando pode receber o saque aniversário FGTS em 2020

O calendário do saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) já entrou em vigor no mês de março para nascidos em janeiro e fevereiro. Saiba quando vai receber o seu dinheiro neste ano. 

Saiba quando pode receber saque aniversário FGTS neste ano
Saiba quando pode receber saque aniversário FGTS neste ano (Imagem FDR)

O saque aniversário permite que o trabalhador retire uma parte do dinheiro das suas contas do FGTS todo ano. 

Leia também: FGTS EMERGENCIAL: O que já se sabe sobre saque dos R$1.045

Essa migração ao saque-aniversário é opcional e deve ser informada à Caixa Econômica Federal. Por meio do aplicativo FGTS, ou no site do banco

O trabalhador pode aderir a modalidade até o último dia do mês do seu aniversário, caso queira receber ainda neste ano. Já se perder esse prazo, o recebimento será apenas em 2021.

Calendário saque aniversário FGTS

Mês de aniversário Mês de saque
Janeiro Abril a Junho de 2020
Fevereiro Abril a Junho de 2020
Março Maio a Julho de 2020
Abril Maio a Julho de 2020
Maio Junho a Agosto de 2020
Junho Junho a Agosto de 2020
Julho Julho a Setembro de 2020
Agosto Agosto a Outubro de 2020
Setembro Setembro a Novembro de 2020
Outubro Outubro a Dezembro de 2020
Novembro Novembro a Janeiro de 2021
Dezembro Dezembro a Fevereiro de 2021

 

Se a retirada não for realizada, o valor volta para o fundo do FGTS. No ano que vem, o saque ficará disponível pelo período de três meses.

O valor que poderá ser sacado, depende do valor disponível no fundo, quanto maior o valor menor a porcentagem que pode ser retirada.

É importante lembrar que, ao escolher o saque-aniversário, a pessoa perde a possibilidade de saque do valor integral dos depósitos se for demitido. 

O que permanece é a multa rescisória de 40% sobre todos os valores depositados pelo último empregador para casos de desligamento sem justa causa. Em qualquer uma das modalidades de saque, o trabalhador continua a receber a multa.

A mudança de modalidade de saque também não altera a possibilidade de acesso ao saldo que sobrou do FGTS para comprar a casa própria, em caso de aposentadoria ou doença grave.

Leia também: Sindicatos não participarão de acordo sobre corte de salários, diz o STF

Se o trabalhador optar pelo saque-aniversário FGTS e depois quiser voltar para a rescisão, terá que esperar 24 meses para a mudança ser feita novamente.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA