IRPF: lote residual fez mais um pagamento! Saiba quem recebe

Nesta quarta-feira (15), a Receita Federal liberou as restituições do Imposto de Renda de mais um lote residual neste ano. O pagamento será realizado para aqueles que foram pegos na malha fina nas declarações do IRPF entregues entre 2008 a 2019, e que solucionaram suas pendências.

IRPF: lote residual fez mais um pagamento! Saiba quem recebe
IRPF: lote residual fez mais um pagamento! Saiba quem recebe (Imagem:Montagem/FDR)

Ao todo, será pago R$163 milhões para 87.066 contribuintes. O dinheiro será depositado na conta indicada pelos contribuintes na hora do preenchimento da declaração.

Leia também: Site da Receita Federal libera consulta à restituição do IRPF; veja como fazer

Desse montante, R$75 milhões são para os contribuintes que são prioridades, sendo assim, estão inclusos:

  • 1.854 idosos acima de 80 anos;
  • 11.966 entre 60 e 79 anos;
  • 1.628 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave;
  • 6.427 contribuintes que sua maior fonte de renda seja o magistério. 

Para saber se sua declaração foi liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o telefone Receitafone 146.

Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível que o contribuinte tenha acesso ao extrato da declaração do IRPF e veja se há inconsistência em seus dados.

Caso seja identificado, deve avaliar as inconsistências e fazer a regularização, mediante a entrega de declaração retificadora. 

Além disso, é disponibilizado o aplicativo para tablets e smartphones, que facilita a consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.

O valor depositado será corrigido pela taxa básica de juros, Selic, que foi acumulada entre a entrega da declaração até agora. Porém, depois de cair na conta esse saldo não recebe mais nenhum acréscimo.

Os percentuais variam, para as declarações de 2019 serão de 4,77%. Já para as declarações que foram entregues em 2008, o percentual é de 113,05%.  

Caso tenha direito e o valor não caia na conta é preciso procurar uma agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para ter acesso ao pagamento.

O dinheiro ficará disponível para saque pelo período de um ano. Caso o beneficiário não resgate neste prazo, ele deverá solicitar novamente pelo site.

Leia também: Coronavoucher: diaristas poderão receber auxílio emergencial? Veja AQUI!

Para isso basta ir em “formulário eletrônico” e depois em “pedido de pagamento de restituição” ou no e-CAC, em “extrato do processamento da DIRPF”.