Site da Receita Federal libera consulta à restituição do IRPF; veja como fazer

Na terça-feira (7), o site da Receita Federal abriu a consulta ao lote multiexercício de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física. O pagamento é referente aos exercícios dos anos de 2008 a 2019.

Site da Receita Federal libera consulta à restituição do IRPF; veja como fazer
Site da Receita Federal libera consulta à restituição do IRPF; veja como fazer (Imagem:Montagem/FDR)

O crédito será depositado para 87.066 contribuintes no dia 15 abril, totalizando mais de R$163 milhões de reais. 

Leia também: MAIS UM! Lote residual da restituição do IRPF fica disponível para consulta

Desses, cerca de R$75.821,38 é referente aos contribuintes com preferência na fila da restituição.

São 1.854 idosos acima de 80 anos, 11.966 com idade entre 60 e 79 anos, 1.628 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou grave e 6.427 contribuintes que sua maior fonte de renda seja o magistério.

Para saber sobre sua declaração, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet ou pelo telefone Receitafone 146.

Na consulta ao site da Receita, no serviço e-CAC, é possível que o contribuinte tenha acesso ao extrato da declaração e verifique se há inconsistência em seus dados.

Caso seja identificado, o contribuinte deve avaliar esses erros e fazer a regularização, mediante a entrega de declaração retificadora. 

Além disso, é disponibilizado o aplicativo para tablets e smartphones, que facilita a consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.

O valor depositado será corrigido pela taxa básica de juros, Selic, que foi acumulada entre a entrega da declaração até agora.

Porém, depois de cair na conta esse saldo não recebe mais nenhum acréscimo. Os percentuais variam, para as declarações de 2019, por exemplo, serão de 4,77%. Já para as declarações que foram entregues em 2008, o percentual é de 113,05%.  

Caso tenha direito e o valor não caia na conta é preciso procurar uma agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (demais localidades);
  • 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

O dinheiro ficará disponível para saque pelo período de um ano. Caso o beneficiário não resgate neste prazo, ele deverá solicitar novamente pelo site. 

Leia também: Cursos gratuitos ONLINE: veja plataformas que oferecem formação na quarentena

Para isso basta ir em “formulário eletrônico” e depois em “pedido de pagamento de restituição” ou no e-CAC, em “extrato do processamento da DIRPF”.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA