MAIS UM! Lote residual da restituição do IRPF fica disponível para consulta

A Receita Federal abriu ontem (7), a consulta ao lote multiexercício de restituição do IRPF (Imposto sobre a Renda da Pessoa Física), englobando as restituições residuais relativas aos exercícios dos anos de 2008 a 2019.

MAIS UM! Lote residual da restituição do IRPF 2020 fica disponível para consulta
MAIS UM! Lote residual da restituição do IRPF 2020 fica disponível para consulta (Foto: Google)

O crédito bancário para 87.066 contribuintes será feito em 15 de abril, um total de mais de R$ 163 milhões.

Deste montante, R$ 75.821.405,38 referem-se aos contribuintes que possuem preferência para receber: 1.854 idosos acima de 80 anos, 11.966 com idade entre 60 e 79 anos, 1.628 contribuintes que tem deficiência física ou mental ou doença grave e 6.427 contribuintes que tenham no magistério sua maior fonte de renda.

Leia Mais: Imposto de Renda 2020: novo prazo vai atrasar pagamento da restituição? Veja aqui!

O contribuinte que quiser saber se teve a declaração liberada, precisa entrar no site da Receita Federal. Ao entrar na página, vá ao serviço e-CAC, onde terá acesso ao extrato da declaração e poderá conferir se existem erros ou inconsistências nos dados.

Caso existam, o contribuinte poderá fazer a correção destes dados por intermédio de uma declaração retificadora.

Existe também o aplicativo da Receita, que está disponível para celulares e tablets, facilitando as consultas referentes ao órgão como por exemplo, as declarações do Imposto de Renda e a situação cadastral do CPF.

Através dele o contribuinte pode consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações a respeito da liberação da restituição do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição fica à disposição no banco durante um ano. Caso o contribuinte não faça o saque dos valores neste período, vai precisar fazer a solicitação pela internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Leia Mais: CadÚnico, o cadastro do ‘coronavoucher’: veja como consultar

Se por algum motivo o dinheiro não esteja disponível para a retirada, o contribuinte vai precisar entrar em contato com a central de atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para que possa agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, no banco de sua preferência.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.