Concurso ITA: divulgada data da prova e expectativa de vagas

Nesta terça-feira (14), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), divulgou a data do vestibular para o ano de 2021. O concurso ITA acontece uma vez por ano, sendo o responsável por selecionar novos militares para ingresso na companhia. 

Concurso ITA: divulgada data da prova e expectativa de vagas
Concurso ITA: divulgada data da prova e expectativa de vagas (Imagem:Reprodução/Google)

O ITA é uma instituição pública de ensino superior vinculada à Força Aérea Brasileira (FAB). A sua sede fica na cidade paulista de São José dos Campos. Os cursos disponíveis do ITA em Engenharia são nos níveis de graduação e pós-graduação.

Leia também: VAGAS ABERTAS: Stone abre seleção para trabalho home office

Podem participar do vestibular do ITA jovens de ambos os sexos, com idade até 23 anos e ensino médio completo, ou com conclusão prevista para o ano do fim do exame.

As inscrições vão começar no dia 1º de agosto e seguem até o dia 15 de setembro. A primeira fase do processo está marcada para o dia 20 de novembro e a segunda deve ser realizada nos dias 8 e 9 de dezembro.

O número de vagas para os seis cursos de engenharia ainda será definido pela instituição, porém o número de vagas deve aumentar em relação ao ano passado, que foi de 120 oportunidades. 

A definição será publicada em um edital do concurso ITA que está previsto para publicação em julho. O valor da inscrição ainda não foi divulgado.

O ITA vai seguir o mesmo modelo de provas adotado na última edição. O exame será dividido em duas fases eliminatórias – a primeira será com 60 questões de múltipla escolha e a segunda com 30 questões dissertativa e redação.

Além de São José dos Campos, outras 23 cidades vão ser locais para prova. São elas: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São José do Rio Preto, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

Leia também: Restituição do IRPF 2020 modificou cronograma de pagamento? Confira!

Os cursos do ITA na graduação têm duração de cinco anos. Nos primeiros 24 meses os alunos frequentam o Curso Fundamental, com uma base curricular dividida em departamentos: Matemática, Química, Humanidades, Computação e Engenharia Mecânica.