Cresce acesso ao Meu INSS com atendimento adaptado

Em meio a pandemia do novo coronavírus, brasileiros de todo o país estão sendo orientados a ficar em casa. Os estabelecimentos de atendimento ao público seguem esquema especial, logo, a realização de serviços via internet cresce. Agências do INSS suspenderam o atendimento presencial. Com isso, o número de requerimentos via portal Meu INSS aumentou, com crescimento de cerca de 15% no último mês.

Cresce acesso no Meu INSS com atendimento adaptado (Reprodução/Internet)
Cresce acesso no Meu INSS com atendimento adaptado (Imagem: Reprodução/Internet)

Em números, foram 284 mil requerimentos em fevereiro. Já em março, houve 326 mil. De acordo com o instituto, atualmente 90 dos 96 serviços do INSS estão disponíveis pelos canais eletrônicos, como o portal na internet e central telefônica 135.

Leia Também: Meu INSS atualiza simulador de aposentadoria com novas regras da Previdência

Pela plataforma é possível evitar, por exemplo, que o beneficiário espere por mais tempo que o necessário para realizar o saque do seu salário e valores atrasados, nos casos de concessão.

A ferramenta permite também fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas. O segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laboral (ou seja, sua história de trabalho) como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados. Veja a lista completa:

Vale destacar que podem acessar a plataforma todos os cidadãos que recebem qualquer tipo de benefício do INSS.

Mesmo aqueles que estão recebendo auxílio temporário, como salário maternidade, até os aposentados e pensionistas. Além das pessoas que ainda não se aposentaram ou estão em processo.

Leia Também: Quantidade de beneficiados com “coronavocher” é surpreendente; Caixa divulga número

Meu INSS

Lançado em julho de 2018, a iniciativa fez parte das ações tecnológicas desenvolvidas pelo governo para tentar auxiliar em possíveis colapsos de solicitações presenciais ao INSS.

Com a ferramenta foi possível realizar 1,1 milhão de análises automáticas de benefícios no ano passado. E a partir de novas mudanças, a expectativa é de facilitar o uso para diversos brasileiros.

Sair da versão mobile