Regularização do CPF pode ser feita por e-mail; Confira o passo a passo

Cerca de 1,2 mil servidores da Receita Federal de todo o país participaram de um mutirão de regularização de CPF, entre os dias 10 e 12 de abril. Nesse período foram atendidas cerca de 90 mil solicitações de regularizações, nesta segunda-feira (13) restavam pouco mais de 7 mil pedidos para ainda serem analisados. 

Regularização do CPF pode ser feita por e-mail; Confira o passo a passo
Regularização do CPF pode ser feita por e-mail; Confira o passo a passo (Imagem:Reprodução/Google)

O e-mail corporativo começou a funcionar no dia 19 de março para evitar que os contribuintes saíssem de casa durante a pandemia do coronavírus. 

Leia também: Banco do Brasil cria regras especiais no oferecimento de empréstimo aos negativados

A procura pelo serviço teve um aumento nos últimos dias por conta do cadastro para o auxílio emergencial que foi oferecido pelo governo federal em decorrência da crise causada pela situação de emergência.

Um dos requisitos para o recebimento desse auxílio do governo é ter o CPF regularizado. 

No sábado (11), a Receita finalizou um mutirão para realizar o processamento dos CPFs com pendência de natureza eleitoral nas bases administradas pela Instituição. 

Depois de regularizar o CPF, o usuário deve aguardar a atualização na base de dados do aplicativo da Caixa Econômica Federal.

Para os contribuintes que ainda estiverem com problemas referentes ao CPF no cadastro do auxílio emergencial, a Receita orienta que o cidadão acesse novamente o aplicativo do banco em períodos diferentes, buscando seu cadastramento, pois a habilitação pode não ser possível na primeira tentativa. 

Se persistir essa impossibilidade por conta de pendência no CPF no aplicativo da Caixa, consulte se o seu CPF encontra-se na situação “regular” por meio da consulta no site da Receita Federal, na internet. 

Caso o cidadão ainda precise realizar a regularização, pode fazer isso de forma gratuita pelo site da Receita Federal na internet pelas opção:

Se não for possível fazer essa regularização por meio do site, o atendimento poderá ser realizado pelo e-mail corporativo da Receita Federal, ou como última opção presencialmente em alguma unidade da Receita.

No e-mail corporativo, o cidadão deve enviar uma mensagem com o pedido de regularização com os documentos anexados.

Leia também: Coronavírus: especialistas preveem 500 mil de pessoas vivendo na pobreza

Veja a Jurisdição por estado e os e-mail corporativos:

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!