Cerca de 1,2 mil servidores da Receita Federal de todo o país participaram de um mutirão de regularização de CPF, entre os dias 10 e 12 de abril. Nesse período foram atendidas cerca de 90 mil solicitações de regularizações, nesta segunda-feira (13) restavam pouco mais de 7 mil pedidos para ainda serem analisados.
O e-mail corporativo começou a funcionar no dia 19 de março para evitar que os contribuintes saíssem de casa durante a pandemia do coronavírus.
Leia também: Banco do Brasil cria regras especiais no oferecimento de empréstimo aos negativados
A procura pelo serviço teve um aumento nos últimos dias por conta do cadastro para o auxílio emergencial que foi oferecido pelo governo federal em decorrência da crise causada pela situação de emergência.
Um dos requisitos para o recebimento desse auxílio do governo é ter o CPF regularizado.
No sábado (11), a Receita finalizou um mutirão para realizar o processamento dos CPFs com pendência de natureza eleitoral nas bases administradas pela Instituição.
Depois de regularizar o CPF, o usuário deve aguardar a atualização na base de dados do aplicativo da Caixa Econômica Federal.
Para os contribuintes que ainda estiverem com problemas referentes ao CPF no cadastro do auxílio emergencial, a Receita orienta que o cidadão acesse novamente o aplicativo do banco em períodos diferentes, buscando seu cadastramento, pois a habilitação pode não ser possível na primeira tentativa.
Se persistir essa impossibilidade por conta de pendência no CPF no aplicativo da Caixa, consulte se o seu CPF encontra-se na situação “regular” por meio da consulta no site da Receita Federal, na internet.
Caso o cidadão ainda precise realizar a regularização, pode fazer isso de forma gratuita pelo site da Receita Federal na internet pelas opção:
- Preferencialmente pelo formulário eletrônico “Alteração de Dados Cadastrais no CPF”;
- Pelo chat RFB.
Se não for possível fazer essa regularização por meio do site, o atendimento poderá ser realizado pelo e-mail corporativo da Receita Federal, ou como última opção presencialmente em alguma unidade da Receita.
No e-mail corporativo, o cidadão deve enviar uma mensagem com o pedido de regularização com os documentos anexados.
Leia também: Coronavírus: especialistas preveem 500 mil de pessoas vivendo na pobreza
Veja a Jurisdição por estado e os e-mail corporativos:
- 1ª Região Fiscal (DF, GO, MT, MS e TO) – atendimentorfb.01@rfb.gov.br
- 2ª Região Fiscal (AC, AM, AP, PA, RO e RR) – atendimentorfb.02@rfb.gov.br
- 3ª Região Fiscal (CE, MA e PI) – atendimentorfb.03@rfb.gov.br
- 4ª Região Fiscal (AL, PB, PE e RN) – atendimentorfb.04@rfb.gov.br
- 5ª Região Fiscal (BA e SE) – atendimentorfb.05@rfb.gov.br
- 6ª Região Fiscal (MG) – atendimentorfb.06@rfb.gov.br
- 7ª Região Fiscal (ES e RJ) – atendimentorfb.07@rfb.gov.br
- 8ª Região Fiscal (SP) – atendimentorfb.08@rfb.gov.br
- 9ª Região Fiscal (PR e SC) – atendimentorfb.09@rfb.gov.br
- 10ª Região Fiscal (RS)- atendimentorfb.10@rfb.gov.br