Ibovespa sobe nesta 2°-feira na contramão dos americanos

Depois de semanas de quedas, Ibovespa apresentou números positivos nessa segunda-feira (13). Mediante a crise econômica ocasionada pelo Covid-19, a Bolsa de Valores brasileira marcou uma valorização de 1,25%, aos 78.650 pontos, às 16h50. Os valores são maiores do que o mercado americano, que registrou uma queda de mais de 1%, nas últimas 24 horas.

Ibovespa sobe nesta 2°-feira na contramão dos americanos (Imagem: Reprodução - Google)
Ibovespa sobe nesta 2°-feira na contramão dos americanos (Imagem: Reprodução – Google)

Ao longo do dia, os números da economia nacional foram oscilando entre altas e baixas. No entanto, de acordo com o analista da Guide Investimentos, Henrique Esteter, ainda assim são dados positivos se levarmos em consideração a atual situação política e econômica do país.

Leia também: Ibovespa entra em cenário que marca pior mês de atuação desde 1998

Segundo ele, o motivo de tal crescimento deve ser associado ao avanço de financiamentos da Vale e da Petrobras, que estão com preços positivos em suas comoodities. “Quando se compara com lá fora, temos até um dia positivo”, explicou.

Para a Vale ON, o acréscimo foi de 2,22%, motivado pelo avanço do preço do minério de ferro. Já no caso da Petrobras ON, a variação ficou entre 1,78% com a PN cedendo 0,06%.

Os números levam em consideração as negociações do petróleo no exterior, que está contabilizando uma alta, com venda de US$ 23 para o WTI e o de US$ 32 para o Brent até o mês de junho.

Tensão política modifica valores

Esteter afirmou ainda que, nesse momento, com o clima de tensão entre o presidente da república, Jair Bolsonaro, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, os investimentos nacionais deverão ficar mais abalados.

Leia também: Coronavírus: especialistas preveem 500 mil de pessoas vivendo na pobreza

De acordo com ele, os desdobramentos políticos influenciam diretamente no preço da Ibovespa, tendo em vista que os investidores internacionais avaliam os posicionamentos e desdobramentos públicos antes de realizarem suas aplicações.

“É uma disputa que faz preço. Vimos isso, por exemplo, quando o rumor da demissão [de Mandetta] fez a bolsa cair. Mas hoje não acho que esteja fazendo preço, mas todos ficam de olho. Caso venha a ter uma saída, vai aumentar a turbulência e pode refletir na bolsa”, avaliou o analista.

Ao longo da última semana, ambos os gestores foram pauta em toda a imprensa nacional, validando um clima de confronto e insegurança pública mediante a pandemia do coronavírus.

Na manhã desta terça-feira (14), a Ibovespa alcançava 78.835,82 pontos e uma alta significativa de 1,49%.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile