Itaú toma decisão sobre funcionamento das agências e VOCÊ deve se preparar

O Itaú vai fechar temporariamente cerca de 400 agências físicas, isso por conta da crise gerada pela pandemia de coronavírus no país. O movimento começou neste domingo (5). 

Itaú toma decisão sobre funcionamento das agências e VOCÊ deve se preparar
Itaú toma decisão sobre funcionamento das agências e VOCÊ deve se preparar (Imagem: Reprodução/Google)

As unidades fechadas estão localizadas em prédios alugados, a justificativa para esse fechamento é que as agências são pequenas e serão fechadas para evitar aglomerações.

Leia também: Itaú adere às novas regras do governo e prorrogada 140 mil contratos

Essa ação é um teste, porém o movimento pode ser ampliado ou reduzido de acordo com o cenário da pandemia. A expectativa é que nas próximas semanas, o país tenha essa crise agravada. 

Apesar disso, as medidas de isolamento social foram adotadas como forma para conter a propagação do coronavírus. Com isso, uma boa partes dos serviços do país se tornou digital

As agências bancárias tiveram que reduzir o horário de funcionamento em duas horas e tiveram que estimular o uso dos canais digitais disponíveis para os clientes, para evitar aglomerações nas unidades físicas. 

O efeito esperado pelos especialista do setor bancário é que o maior uso dos canais digitais desencadeie um novo movimento de fechamento de agências, além do iniciado no ano passado. 

Apenas o Itaú encerrou a atividade de cerca de 436 unidades de sua rede no ano passado, sendo 200 no quarto semestre. 

O presidente do Banco, Candido Bracher, tem afirmado que a intenção do banco é fechar menos agências neste ano. 

O Itaú Unibanco confirmou que, devido ao cenário de pandemia e visando à proteção e redução de contato entre clientes e colaboradores, optou por fazer temporariamente algumas alterações no atendimento prestado na rede física de agências.

De acordo com o banco, na sexta-feira, 3 de abril, algumas unidades já tiveram o atendimento prestado apenas na área de caixas eletrônicos.

Leia também: Em meio a crise, restituição do IRPF pode ser antecipada (e ser $ a mais no orçamento); saiba como

O banco também suspendeu o programa de demissão espontânea, no qual o trabalhador sai do seu cargo por vontade própria. Isso foi proposto para os funcionários após a decisão de fechar boa parte de suas agências pelo país.

Em contra partida, os clientes do Itaú que preferiam resolver os serviços financeiros pessoalmente vão ter que lidar com as novas tecnologias. Além de ficarem limitados ao acesso de novas ferramentas do banco, porque não terão as agências por perto.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!