ESTAS 7 profissões estão em alta (mesmo durante a crise do coronavírus)

Com a atual crise do coronavírus, se realocar no mercado de trabalho pode ficar mais difícil. Mesmo com a epidemia atingindo vários países pelo mundo, cada área vai sentir os efeitos da recessão de maneira diferente.

coronavírus
Procurando emprego? Conheça as profissões em alta durante crise do coronavírus. (Imagem: Montagem FDR)

Enquanto alguns setores podem sair mais prejudicados, outros podem até crescer e aumentar a procura por novos profissionais.

Para quem está em busca de um emprego, será necessário conhecer as áreas em crescimento e estar aberto para eventuais mudanças. Momentos assim exigem que tenhamos mais flexibilidade e estejamos abertos às mudanças.

SAIBA MAIS: Fui demitido durante a crise do coronavírus! E agora, quais os meus direitos?

Vamos deixar de lado neste artigo as oportunidades para profissionais da saúde, já que essa é uma área que necessita de tempo para formação e capacitação.

Embora a área da saúde tem chamado a atenção para a falta de profissionais, outras áreas também estão aumentando os postos de trabalho.

A verdade é que estamos passando por um período de grandes mudanças no mercado de trabalho, daqui para frente muitas operações serão total ou majoritariamente remotas.

As profissões que dão suporte a isso são as que em primeira instância podem aumentar as contratações.

Logística

A logística é muito importante para as vendas on-line e outros negócios remotos. Enquanto as vendas no e-commerce subiram com o isolamento, as necessidade por entregas ao cliente também são maiores.

A boa notícia é que essa área compreende diversas cadeias produtivas, ou seja, dentro do setor logístico existem diversos cargos diferentes.

Os principais são:

  • Auxiliar de logística;
  • Assistente logístico; 
  • Analista de logística;
  • Líder de logística.

As vagas podem ser para setores ou empresas especializadas em logística.

Empresas de E-commerce 

Além das áreas de logística, outros setores das empresas de vendas on-line precisarão de reforços com o aumento das vendas.

SAIBA MAIS: Coronavírus e a crise do comércio: a solução está nas vendas on-line?

O principal ponto é que os consumidores vão priorizar daqui para frente as compras pela internet. Tanto pela praticidade, quanto para evitar a transmissão do Covid-19.

As principais vagas são:

  • Operador de Loja;
  • Atendimento ao cliente;
  • Estoquista;
  • Repositor.

Embora alguns produtos tenham mais facilidade para serem vendidos pela internet, essa tendência vai servir para o mercado como um todo.

Empregos Informais

O número de trabalhadores informais no Brasil já estava em crescimento mesmo antes da atual crise. Provavelmente sairemos com um número ainda maior, pois neste cenário os empregos formais tendem a crescer.

Entre os trabalhos informais não faltam oportunidades, porém as condições de trabalho podem não ser as melhores.

Infelizmente em momentos críticos os trabalhadores mais vulneráveis são obrigados a aceitar esse tipo de trabalho para atravessar esse momento difícil.

A principais vagas são:

  • Motoboy;
  • Entregador.

Profissões com maior número de vagas disponíveis

A empresa de recrutamento on-line Glassdoor, divulgou algumas vagas que foram mais requisitadas pelas empresas nas últimas semanas.

Mesmo em meio à crise, as empresas aumentaram as contratações para essas vagas específicas. Dando sinais positivos para esses setores, principalmente para quem está cogitando mudar de área.

Para aqueles que estão desempregados, será preciso buscar onde estão as maiores oportunidades de emprego e estabilidade, mesmo que isso significa uma mudança de área ou setor de atividade profissional.

SAIBA MAIS: As 28 medidas do governo Bolsonaro contra o coronavírus são realmente eficientes?

Essa mudança pode até render benefícios de longo prazo quando todo esse cenário crítico passar.

As áreas com mais contratações estão ligadas à logística, comércio e principalmente na saúde. Telemarketing e atendimento ao cliente também estão na lista.

Confira a lista divulgada pela empresa:

Cargo Número de vagas na plataforma
Médico 12.514
Atendimento ao cliente 9.815
Enfermeiro 2.120
Técnico de enfermagem 1.506
Auxiliar de logística 1.192
Farmacêutico 963
Operador de caixa de loja 919
Estoquista 844
Operador de telemarketing 829
Auxiliar de enfermagem 829
Analista de logística 792
Assistente de logística 533
Técnico de laboratório 464
Líder de logística 432
Operador de loja 322
Supervisor de logística 235
Entregador 219
Repositor de mercadorias 149
Psicólogo Organizacional 134
Motoboy 128

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Sandro Messa
Sandro Messa possui bacharelado em Ciências e Humanidades e Ciências Econômicas pela Universidade Federal do ABC (UFABC). No mercado de trabalho, tem passagem pelo Banco Mercantil do Brasil, como gerente de relacionamento. Atuou também como assessor de investimentos no Itaú Personnalité e na XP Investimentos. Atualmente, trabalha como Consultor Financeiro e dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA