Novidades forma compartilhadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, na última sexta-feira (3). A calculadora do Meu INSS que simula os cálculos de aposentadoria para os contribuintes foi atualizada considerando os novos critérios.
O governo federal ainda não tinha feito o reajuste pontuando a reforma da Previdência. De acordo com INSS, simulador permite fazer sete tipos de cálculos, sendo dois de aposentadoria por idade e cinco de aposentadoria por tempo de contribuição.
Leia Também: INSS vai pagar 15 dias de salário dos trabalhadores infectados com coronavírus
O órgão ainda destaca que a calculadora serve apenas como uma ferramenta para realizar a simulação frente ao período no qual o contribuinte irá se aposentar. Mas que é necessário realizar uma análise oficial, assim que o prazo se aproximar para que seja validada.
Desta forma, vale considerar como uma expectativa a demostrada no Meu INSS. Já que quando o interessado recorrer ao INSS para solicitar o cálculo poderá haver alterações. Sendo assim, deve-se considerar pontualmente o oficial.
No final de fevereiro foi lançado um pacote de mudanças visuais no Meu INSS. Entre as novidades, a apresentação de um painel que informa o tempo de contribuição e a pontuação do trabalhador logo na tela inicial. Mas, ainda não tinha sido atualizada a calculadora.
Meu INSS
A ferramenta permite fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas. O segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laboral (ou seja, sua história de trabalho) como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.
Podem acessar a plataforma todos os cidadãos que recebem qualquer tipo de benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Mesmo aqueles que estão recebendo auxílio temporário, como salário maternidade, até os Aposentados e Pensionistas. Além das pessoas que ainda não se aposentaram ou estão em processo.
Leia Também: Bolsa Família: entenda quais as regras para sacar R$600 esse mês
Para utilizar os serviços da plataforma é necessário se cadastrar e obter senha no próprio site. O Meu INSS é acessível por meio de computador ou celular. Por meio dos celulares, nos sistemas Android e iOs. A versão para iOs deve ficar disponível para o usuário até o fim da próxima semana, segundo o instituto..