Meu INSS atualiza simulador de aposentadoria com novas regras da Previdência

Novidades forma compartilhadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, na última sexta-feira (3). A calculadora do Meu INSS que simula os cálculos de aposentadoria para os contribuintes foi atualizada considerando os novos critérios.

Meu INSS atualiza simulador de aposentadoria com novas regras da Previdência (Reprodução/Internet)
Meu INSS atualiza simulador de aposentadoria com novas regras da Previdência (Reprodução/Internet)

O governo federal ainda não tinha feito o reajuste pontuando a reforma da Previdência. De acordo com INSS, simulador permite fazer sete tipos de cálculos, sendo dois de aposentadoria por idade e cinco de aposentadoria por tempo de contribuição.

Leia Também: INSS vai pagar 15 dias de salário dos trabalhadores infectados com coronavírus

O órgão ainda destaca que a calculadora serve apenas como uma ferramenta para realizar a simulação frente ao período no qual o contribuinte irá se aposentar. Mas que é necessário realizar uma análise oficial, assim que o prazo se aproximar para que seja validada.

Desta forma, vale considerar como uma expectativa a demostrada no Meu INSS. Já que quando o interessado recorrer ao INSS para solicitar o cálculo poderá haver alterações. Sendo assim, deve-se considerar pontualmente o oficial.

No final de fevereiro foi lançado um pacote de mudanças visuais no Meu INSS. Entre as novidades, a apresentação de um painel que informa o tempo de contribuição e a pontuação do trabalhador logo na tela inicial. Mas, ainda não tinha sido atualizada a calculadora.

Meu INSS

A ferramenta permite fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas. O segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laboral (ou seja, sua história de trabalho) como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.

Podem acessar a plataforma todos os cidadãos que recebem qualquer tipo de benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Mesmo aqueles que estão recebendo auxílio temporário, como salário maternidade, até os Aposentados e Pensionistas. Além das pessoas que ainda não se aposentaram ou estão em processo.

Leia Também: Bolsa Família: entenda quais as regras para sacar R$600 esse mês

Para utilizar os serviços da plataforma é necessário se cadastrar e obter senha no próprio site. O Meu INSS é acessível por meio de computador ou celular. Por meio dos celulares, nos sistemas Android e iOs. A versão para iOs deve ficar disponível para o usuário até o fim da próxima semana, segundo o instituto..

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!