IPVA RS 2020: atenção para o calendário! Nessa semana VENCE mais uma parcela

O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), deste ano no estado do Rio Grande do Sul continua em funcionamento. Nesta semana, vencem mais duas placas no calendário do IPVA RS 2020. As finais 3 finalizam na nesta segunda-feira (6), e na quarta-feira (8) as placas com final 4. 

IPVA RS 2020: atenção para o calendário! Nessa semana tem mais vencimentos
IPVA RS 2020: atenção para o calendário! Nessa semana tem mais vencimentos (Imagem:Reprodução/Google)

Os outros vencimentos seguem até o final do mês de abril, a cada dois dias úteis. Por conta da restrição de deslocamentos causados pela pandemia de coronavírus, a Receita Estadual reforça que o pagamento pode ser realizado on-line pelos bancos.

Leia também: IPVA 2020: RO prorroga data de vencimento para ESSAS placas; confira

São autorizados a receber o pagamento do IPVA RS 2020: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi e Banco do Brasil (neste último, somente para clientes).

Aqueles que não tiverem acesso ao home banking, pelo computador e aplicativo no celular, pode realizar o pagamento nas agências dos bancos citados ou também nas lotéricas da Caixa.

Para pagar é necessário ter o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou apenas a placa e o Renavam.

O valor a ser pago, multas e pendências podem ser acessadas no site, ou no aplicativo para dispositivos móveis, o IPVA RS, disponível na App Store e na Google Play.

O IPVA é um imposto Estadual e por isso, suas datas e seus valores variam de um estado para outro.

Os valores seguem as definições da tabela feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, mais conhecida como tabela Fipe, que leva em consideração algumas características dos veículos como marca, modelo e ano de fabricação.

Caso o pagamento do tributo não seja feito será acrescentado multa de 0,334% ao dia sobre o valor do imposto não pago, até o limite de 20%. Depois de 60 dias em atraso, o débito sofrerá acréscimo de mais 5%.

Já para questões referentes a cadastros de veículos, licenciamentos e multas de trânsito, o contato deve ser feito diretamente com o Detran e CRVA. Outras eventuais dúvidas podem ser esclarecidas por meio do canal Dúvidas Frequentes ou pelo Plantão Fiscal Virtual, ferramenta on-line disponível no site da Receita Estadual.

Leia também: Esta medida do Governo vai beneficiar quem teve jornada reduzida; entenda

O imposto inscritos em dívida ativa, os pagamentos devem ser realizados direta e exclusivamente no Banrisul, Banco do Brasil (somente para correntistas) e Banco Sicredi.