Como saber se estou no Cadastro Único? Veja como consultar aqui!

O auxílio emergencial do governo no valor de R$600 está gerando expectativa para as pessoas que tanto precisam desta ajuda. Os trabalhadores informais, desempregados e MEIs que estiverem inscritos no CadÚnico (Cadastro Único) até o dia 20 de março, já podem receber o benefício.

Como saber se estou no Cadastro Único? Veja como consultar aqui!
Como saber se estou no Cadastro Único? Veja como consultar aqui! (Foto: Google)

Para confirmar se já está inscrito no Cadastro Único, existem três fornas: através do site do Ministério da Cidadania, pelo aplicativo Meu CadÚnico e pelo telefone. Vamos mostrar como fazer em cada uma das opções.

Leia Mais: Vagas abertas no Itaú: 200 oportunidades entre aprendiz, estagiário e mais!

Site do CadÚnico

Se prefere consultar através do site, acesse o link: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/. Atenção: O site pode apresentar instabilidades devido ao alta índice de acessos.

Ao abrir o site, você verá esta pagina

Print de tela

Rolando a página, vai encontrar um formulário para que seja feita a consulta.

Print de tela

Para o preenchimento, você vai precisar inserir o nome completo, data de nascimento, o nome da mãe e selecionar o estado e o município em que mora. Após preencher, é só clicar em “Emitir”, e terá a resposta se seu nome está ou não inscrito no CadÚnico.

Caso tenha certeza que foi feito o cadastro, mas não encontrou seus dados registrados, a dica é fazer uma busca por várias versões do seu nome.

Quando um assistente de uma secretaria municipal vai até a casa de uma família de baixa renda fazer o cadastro, a pessoa pode não lembrar qual foi o nome que ela informou ao assistente.

Aplicativo Cadastro Único

Como nos dias de hoje o aparelho celular tem sido uma grande fonte de pesquisa, também é possível consultar o cadastro através de aplicativo.

Baixe o App “Meu CadÚnico” na loja de aplicativos, abra e clique em entrar;

Print de tela

As mesmas informações pedidas no site, serão solicitadas aqui também. Depois de inserir, o sistema indica se o cadastro está ativo.

Print de tela

Telefone

Caso prefira obter as informações por telefone, o Ministério disponibiliza um canal de atendimento. Ele serve para tirar dúvidas sobre o CadÚnico e outros programas socais. Ligue para 0800 707 2003

A ligação é gratuita, mas é exclusiva para telefones fixos. O horário de atendimento funciona com o seguinte cronograma:

  • 07h às 19h de segunda a sexta-feira;
  • 10h às 16h nos finais de semana e feriados nacionais e durante o Calendário de Pagamento do Bolsa Família.

Estar inscrito no Cadastro Único é obrigatório para receber o auxílio emergencial?

Não é preciso estar inscrito no CadÚnico para receber o beneficio, apenas figurar dentro do limite de renda estipulado.

Leia Mais: Contrato Verde e Amarelo recebe novidades para incetivo à emprego

Estar no cadastro único apenas deixará este processo mais rápido, já que os dados já são de conhecimento do governo .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.