Como saber se estou no Cadastro Único? Veja como consultar aqui!

O auxílio emergencial do governo no valor de R$600 está gerando expectativa para as pessoas que tanto precisam desta ajuda. Os trabalhadores informais, desempregados e MEIs que estiverem inscritos no CadÚnico (Cadastro Único) até o dia 20 de março, já podem receber o benefício.

publicidade
Como saber se estou no Cadastro Único? Veja como consultar aqui!
Como saber se estou no Cadastro Único? Veja como consultar aqui! (Foto: Google)

Para confirmar se já está inscrito no Cadastro Único, existem três fornas: através do site do Ministério da Cidadania, pelo aplicativo Meu CadÚnico e pelo telefone. Vamos mostrar como fazer em cada uma das opções.

Leia Mais: Vagas abertas no Itaú: 200 oportunidades entre aprendiz, estagiário e mais!

publicidade

Site do CadÚnico

Se prefere consultar através do site, acesse o link: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/. Atenção: O site pode apresentar instabilidades devido ao alta índice de acessos.

Ao abrir o site, você verá esta pagina

Print de tela

Rolando a página, vai encontrar um formulário para que seja feita a consulta.

Print de tela

Para o preenchimento, você vai precisar inserir o nome completo, data de nascimento, o nome da mãe e selecionar o estado e o município em que mora. Após preencher, é só clicar em “Emitir”, e terá a resposta se seu nome está ou não inscrito no CadÚnico.

publicidade

Caso tenha certeza que foi feito o cadastro, mas não encontrou seus dados registrados, a dica é fazer uma busca por várias versões do seu nome.

Quando um assistente de uma secretaria municipal vai até a casa de uma família de baixa renda fazer o cadastro, a pessoa pode não lembrar qual foi o nome que ela informou ao assistente.

Aplicativo Cadastro Único

Como nos dias de hoje o aparelho celular tem sido uma grande fonte de pesquisa, também é possível consultar o cadastro através de aplicativo.

publicidade

Baixe o App “Meu CadÚnico” na loja de aplicativos, abra e clique em entrar;

Print de tela

As mesmas informações pedidas no site, serão solicitadas aqui também. Depois de inserir, o sistema indica se o cadastro está ativo.

publicidade
Print de tela

Telefone

Caso prefira obter as informações por telefone, o Ministério disponibiliza um canal de atendimento. Ele serve para tirar dúvidas sobre o CadÚnico e outros programas socais. Ligue para 0800 707 2003

A ligação é gratuita, mas é exclusiva para telefones fixos. O horário de atendimento funciona com o seguinte cronograma:

publicidade
  • 07h às 19h de segunda a sexta-feira;
  • 10h às 16h nos finais de semana e feriados nacionais e durante o Calendário de Pagamento do Bolsa Família.

Estar inscrito no Cadastro Único é obrigatório para receber o auxílio emergencial?

Não é preciso estar inscrito no CadÚnico para receber o beneficio, apenas figurar dentro do limite de renda estipulado.

Leia Mais: Contrato Verde e Amarelo recebe novidades para incetivo à emprego

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Estar no cadastro único apenas deixará este processo mais rápido, já que os dados já são de conhecimento do governo .

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.